IFA BRASIL - IJO IFA OPA ADIMULA

IFA BRASIL - IJO IFA OPA ADIMULA

TEMPLO OBARA OSA

IFÁ É ACEITO EM ESCOLAS NO ESTADO DE OSUN

"Compelido a escrever este artigo sobre o recente anúncio do governo do Estado de Osun na introdução do estudo da religião Ifa em todas as suas escolas. Enquanto nenhum momento deve ser desperdiçado, felicitando o governo liderada pelo visionário Ogbeni Rauf Aregbesola neste passo corajoso e necessário , também deve ser feita uma tentativa consciente de educar aqueles que podem ser genuinamente considerado ignorante sobre o imperativo sócio- legal de permitir uma pan Yoruba ethos desempenham um papel crucial no desenvolvimento de uma sociedade. Todos os esforços para elevar o nível de desenvolvimento deve ser ancorada nesse substrato abrangente . Quanto ao travesso e os hipócritas proselitismo, religiosos comerciais com vastos impérios empresariais que prosperam nos próprios objetos de escoriação pública enganosa , devemos apressar para acalmar os seus receios de que esta novela , mas necessária introdução não afetará a empresa de " cura milagrosa " e a promessa de prosperidade em uma terra já devastada por gafanhotos políticos.

Um ambiente multi-cultural, como a Nigéria, deve reconhecer e aceitar a realidade do pluralismo étnico- religioso ea divergência atendente para promover a igualdade , a equidade ea justiça entre as nacionalidades e grupos étnicos , as condições necessárias para a amizade , a co- existência pacífica e realista aspirações para o crescimento. Este é o mínimo abaixo do qual não irredutível grupo deve ser submetido . A postura onisciente adotada pelos adeptos das chamadas religiões proeminentes , cristianismo e islamismo , expõe ignorância abissal sobre a essência de outras religiões indígenas e explica por que a intolerância adorna a vestimenta oficial em vários tons . Esta atitude combativa também é sintomático de uma sociedade pós- colonial que ainda se recupera dos efeitos debilitantes da subjugação estrangeira em todas as ramificações .

A exibição duvidosa e ostentação de piedade por esses homens auto-nomeados de Deus, por um lado, e sua disposição material obsceno, é mais do que suficiente para causar um estudo sério para a desgraça de uma sociedade em declínio. Deixamos este tópico interessante para outra altura. Por agora basta afirmar que este movimento atual do governo é a mais significativa desde a independência. Se o desenvolvimento é sobre as pessoas , então ele deve ser tomado como dado que a compreensão dos modos de vida de todos que vivem na sociedade é uma condição sine qua non para o planejamento . Os desafios enfrentados pelas várias categorias de pessoas obrigar introspecção e determinação que acabará por levar ao progresso. Políticos profissionais , privadas de patrocínio há dois anos no Estado de Osun , considerado a fonte das pessoas da parte ocidental sul do país , também vai parar em nada para confundir as pessoas que foram desapropriadas ao longo dos anos .

Se nossos filhos são feitos para estudar religiões estrangeiras e alguns até obter graus mais elevados , incluindo doutoramentos , conhecendo culturas de outros povos , então é bastante salutar que o governo está pensando em fazer o estudo da religião Ifa uma opção no currículo escolar no Estado de Osun , ainda que tardiamente . A Nigéria é um lugar onde as elites têm orgulho em ser proficiente falar e escrever línguas de outras pessoas. Nós imploramos avanço dependendo unicamente o ethos cultural de outras terras. Nossas reivindicações de decência são muitas vezes baseada no fato de nossa adesão aos preceitos de uma dessas religiões estrangeiras . Estamos alimentada para absorver os costumes e tradições daqueles que tratamos nossos antepassados ​​com desprezo . Nós crescemos a odiar o que é verdadeiramente nosso. Recebemos prêmios imitando os modos de vida de outras terras. O que nos pertence é desprezada e tratada com escárnio inimaginável. As nossas culturas são submetidas a prismas estrangeiras em determinar a sua aceitabilidade.

Espera-se que os seres iludidos , que quer acreditar realmente no mito da superioridade destes produtos impostas sub- conjuntos , das percepções de outros povos sobre os fenômenos naturais observáveis ​​em suas sociedades , irá juntar-se problemas com este líder verdadeiramente progressista do povo. O que devemos, no entanto, evitam o silêncio que sugere conivência com os ataques despropositados do governador dinâmico, que se tornou o destino do estado em torno positivamente com os poucos recursos à sua disposição. Nuhu Ribadu , um homem não sabe a sofrer os tolos de bom grado, apenas atestou as qualidades esterlina deste caráter excepcional. Várias outras pessoas foram comentando sobre esse ser asceta cuja energia contrasta com a sua estatura física.

A religião era fundamental para o desenvolvimento da antiga civilização egípcia . Os desafios enfrentados pelos egípcios obrigou-os a procurar soluções no reino espiritual . Desastres, devendo citar-se a inundação constante do Nilo foram consideradas como sanções dos seres celestiais . Esses povos antigos usaram sua crença na vida depois da vida e da existência de um ser sobrenatural , Ra, cujas decisões foram inquestionável, para interagir com o seu ambiente natural. O mundo moderno é o beneficiário direto dos legados de suas mentes fecundas . Seus filhos foram alimentadas com as pepitas de crenças que impulsionaram aguda observação dos fenômenos naturais. Esta atitude deu origem às descobertas científicas sem paralelo para o qual os egípcios ainda são amplamente reconhecidos .
A originalidade do processo de pensamento garantiu que todas as nações do mundo antigo, olhou para ele. A Grécia tornou-se o maior beneficiário desta antiga civilização única e , por implicação necessária , o mundo ocidental , no sentido moderno da expressão. Qual a média hipócrita e ignorante nigeriano vai considerar como supersticiosos e pecaminosos formaram a base sobre a qual a sua fé baseada nessa religião importada é estabelecida. O sistema judicial dos antigos egípcios era um agregado de seus valores sócio-culturais. Estes foram contidas nos currículos das escolas em vários níveis de aprendizagem .

Os chineses também desenvolveram sua civilização independente de outros já existentes dependem fortemente de seus valores culturais . China hoje é um exemplo de avanço , porque nunca permitiu qualquer influência indevida em seu sistema sócio- político construído sobre valores orientais. Este país destaca-se hoje como um baluarte da inspiração quando a maioria das nações ocidentais estão lutando com questões de sobrevivência resultantes de uma situação econômica debilitantes. Uma criança chinesa nunca vai olhar para o oeste para a redenção sócio- econômica. A criança acredita que seu / sua linguagem é a melhor e única aprende outras línguas estrangeiras para obter vantagem em um mundo competitivo . Ele / Ela não é de forma alguma se sentir inferior à criança ocidental. O Estado não tem religião oficial ainda a criança chinesa não está impedido de estudar qualquer assunto de interesse .

Estudantes americanos agora vêm à Nigéria para estudar aspectos específicos da nossa cultura muito desprezado . Eles falam iorubá impecável, Hausa ou Igbo , entre outras línguas nigerianas . Isso não é um desafio para eles. Eles são pesquisadores interessados ​​nos mistérios do nosso passado ancestral. Eles vêm para estudar Egungun cult , o tambor de falar e sua importância na disseminação de informações, valores culturais como encapsulados no Odu Ifa corpus, entre outros. Eles se tornam inicia da religião Ifa que os africanos ignorantes e mal -educado denegrir . A tragédia de todo o cenário é que eles já estão em uma posição para educar -nos no nosso passado. Enquanto lutamos para imitar os europeus , americanos e árabes , nós nos tornamos alienados da nossa origem . Nada de nós é bom, exceto que é submetido à aprovação ocidental. Então, desenraizados e arrancadas de nossa origem que eles se tornam fanáticos que os membros de algumas famílias destruir abertamente artefatos e outros vestígios valiosos da gloriosa época em que o mercantilismo crasso não teve impacto sobre a psique das pessoas .
Governantes tradicionais são os personagens mais dignos de lástima desses elementos trágico -cómico . Alguns deles empregados em todos os tipos de métodos manuais para subverter o processo de seleção para se tornar reis iludidos em uma república. Uma vez que eles sobem o chamado trono de suas partes dianteiras pais eles logo descobrem que seu passado era pecaminoso . Em sua exposição hipócrita de devoção vazia , eles destroem santuários e evitar ritos religiosos que justificam a sua existência anacrônica , em primeiro lugar . Eles convidam pastores comerciais para vir e pregar para seus súditos chamados para acabar com as formas tradicionais . Estes empresários religiosos em vez exibir estes palhaços como troféus conquistados na batalha para civilizar os nativos. Eles denigrem a própria essência do seu sustento como guardiões dos costumes e da tradição do povo.

Eles apreciam o traje tradicional de três peças fluxo eo rabo de cavalo complementar, verdadeiros emblemas de indulgência e vaidade. E, assim como seus antepassados ​​colaborou com comerciantes de escravos , os precursores comerciais dos hipócritas proselitismo para as aldeias de raid e aldeias de escravos , eles também são participantes dispostos na pilhagem dos recursos do Estado ao nível do governo local. Muito poucos deles merecem atenção no meio de pessoas decentes .

Admitindo-se que a posição retrógrada realizada em religiões indígenas é correto , não é não fazer sentido que as nossas crianças são treinados para saber por que seu passado ancestral deve ser condenado ? Temos alimentado gerações dos nigerianos , ou melhor, os africanos , em dietas estrangeiros antes da independência através período pós- colonial até o presente momento . A ambição suprema de uma criança normal é ser branco em tudo. Não é irônico que, em um momento em que o mundo ocidental olha para Africano de renascimento cultural nossas pessoas se esforçam descaradamente a deixar de lado tudo o que lhes faz lembrar de suas origens ?

Adeptos das religiões tradicionais africanas foram discriminados ao longo dos anos . A experiência nigeriana foi de coração corroendo . Supostamente educado os religiosos jettison nomes de família que lembrá-los de práticas "pagãs" . Eles adotam nomes bíblicos de outras culturas estrangeiras para o continente , sem compreender o seu significado. Assim, vemos nomes engraçados como " Olugbemi " no lugar de " Fagbemi " . Jesus , que é um nome muito comum entre os judeus, é aposta para elogiar nomes para representar piedade . Que ignorância !

A nova política de educação no Estado de Osun irá permitir aos nossos filhos a oportunidade de saber que a diferença que você encontra em todas as religiões do mundo é na prática . Questões doutrinárias já subsumidos os aspectos didáticos e edificante da religião. Na Nigéria contrapartida económica muito out- pesa a busca sincera de regeneração espiritual. O exemplo Osun expôs a mentira difundida por pessoas que exploram a religião para fins egoístas. Nossas crianças devem ter a possibilidade de saber algo sobre o que eles são chamados a odiar. Eles devem ser capazes de decidir se existe alguma diferença notável entre as religiões promovidos ea mensagem no corpus Ifa . Os alunos cujos pais são adeptos da religião Ifa devem também ser autorizados a estudar a sua fé em um ambiente desprovido de discriminação e intolerância. Virtudes como continência , lealdade, honestidade, piedade , responsabilidade cívica , a devoção aos pais e anciãos , a humildade , dentre outros, são incorporados em Ifa . Qualquer criança que tem a sorte de ser alimentada neste ensinamento puro será útil para si e para a comunidade em geral. A postura hipócrita dos políticos desta política devem ser condenados .

Nossas crianças devem ter a possibilidade de entender , por exemplo, que Esu , o malandro perfeito com uma dupla personalidade não é Satanás ou Lúcifer, o anjo arco no panteão cristão dos deuses. Quando nossos filhos ouvir nomes como Esubiyi , Esugbayi ou Esuronmbi , a conotação pronto em suas mentes é o diabo da Bíblia ou do Alcorão. Eles não conseguem entender por que alguém que não é insano arcará com tais nomes na sociedade. Além de nomes, certas virtudes são considerados o domínio exclusivo das religiões estabelecidas. A experiência , no entanto, mostrou que há um grande abismo entre a mera confissão e as ações reais daqueles que professam piedade .

A primeira lição para os devotos de Ifá é a satisfação como contra a complacência .

" Ohun enu ri ni enu nje ,
adifa fun Igbin ti o je erupe la " . "

A boca está satisfeito com o que vem como alimento , assim como o caracol aprecia os nutrientes do solo. "Há fábulas das aventuras de Orunmila ou Obatalá , que também são didática. As ações traiçoeiras do rato arbusto, Okete e Osanyin , estão repletos no corpus Ifa . As conseqüências de atos infiéis são ensinados com as fábulas desses personagens míticos. A temperança é a virtude dos deuses e qualquer sorte o suficiente mortal a ser dotado com este presente especial vai experimentar a paz que está além da compreensão do homem . O caráter de um homem determina o quão bem sucedido ele estará na terra. A história de " Iwa " ensina-nos que um dos maiores presentes que legou pelos deuses para o homem é a capacidade de fazer o que é certo .

Tive o raro privilégio de ouvir Professor Olu Longe informou que a maioria de nós que eram ignorantes da inestimável contribuição da religião Ifa para o sistema de contabilidade Yoruba . A base do computador é o Odu . A primeira 8 em dois locais 16, fazendo multiplicado por 16, 256 para fazer o infinito é o princípio pelo qual o funcionamento do computador está baseado. Quem insiste em que os nossos filhos não merecem conhecer este fato não é apenas ignorante, mas perverso. Eu recomendo com entusiasmo a palestra do eminente professor, " Irapada Onka Isembaye wa ni ile Yoruba " , para aqueles que não saibam que , como a antiga religião egípcia , o Ifa corpus contém aspectos da ciência , matemática, contabilidade, medicina e ética. É muito pouco provável que qualquer criança adequadamente nutrida nesses valores imaculadas pode nunca vir a se tornar um fardo para a sociedade.

O governo do Ogbeni Rauf Aregbesola é um dos poucos que pode ser considerado como o foco. Todas as pessoas boas devem vir juntos para incentivar esse líder excepcional que tem apresentado raro tino administrativo em meio a grandes desafios enfrentados por ele desde que ele assumiu o cargo de governador. Outros governadores ACN deve seguir o bom exemplo deste homem diminuto que tomou passos de gigante no sentido de garantir o desenvolvimento real de um estado , uma vez devastada por gafanhotos.

Doyin Odebowale , PhD, LLB (Hons) , BL .
Professor, Departamento de Clássicos , da Universidade de Ibadan .

URL curta: http://www.osundefender.org/?p=88649"

Essa fonte faz eu ter mais consciência que o meu propósito dentro da ifabrasil.com.br em fazer a "Escola de Ifa" entrar nas escolas primeiramente aqui na minha cidade, não esta longe de acontecer. Junto com os membros da nosa comunidade e parcerias sérias, podemos trazer a voz de Ifa e Orisa as pessoas qe mais necessitam, que são nosso futuro: as crianças.
 

PORTAL IFA BRASIL - http://www.ifabrasil.com.br
TWITTER - http://www.twitter.com/awoifadayo

FÃ PAGE - http://www.facebook.com.com/ifabrasil

Baba Awo Ifadayo Adetooyangan Elebuibon

COLOQUIO NO RIO DE JANEIRO

1° Colóquio no Rio de Janeiro será um encontro formulado pela Loja Velas do Méier e seus representantes, contando com o apoio do seguidor de Ifa e Orisa, o senhor Talabi. O tema porposto é "Caminhos para conhecimento de Ifá" e os participantes poderão tirar suas dúvidas sobre Ifá e Orisa.

 

O Palestrante é o Babalawo Ifadayo Orisatalabi Adetooyangan Elebuibon, será a primeira vez que ele vai palestrar na capital do estado do Rio de Janeiro.

 

"É uma honra poder agora palestrar no Rio de Janeiro, estou acostumado a palestrar em São Gonçalo e só costume ouvir as pessoas dizerem que meu nome foi citado em congressos, agora é a chance dos universitários e estudiosos da religião conhecer a liturgia que Ifá traz, e me conhecerem pessoalmente."

 

Membros da familia do Baba Ifadayo estarão presentes e assim, contamos com a presença do público, é uma reunião aberta a todos.

 

Na compra de qualquer produto na Velas do Méier, e você dizer que escuta a radio Ifa Brasil, você terá 10% de desconto na compra de comprar qualquer produtor, o endereço está na nossa foto acima.

 

Para conhecer a história, curriculo do Babalawo Ifadayo Elebuibon basta acessar o site: www.ifabrasil.com.br.

 

Ifa yoo gbe wa o! "Ifa lhe dê muitas bençãos!"


Portal Ifa Brasil: www.ifabrasil.com.br

Radio Web Ifa Brasil: www.radioifabrasil.com.br

 

Departamento Comercial e Adminstração

Ifasegun Adetooyangan

OLOKUN SENIADE - RAINHA DOS YORUBA

Aboru Aboye o!

 

Este post eu enviei em 2007 quando eu tinha um blog, que pertencia ao hotmail.

Ejí Ogbé

 

Ototo-tó,

Orooro-ro,

Otooto l`à á je epá,

Otooto l`à á je ìmumu,

Ohún torí n`torí,

Ohún t’òòrè n’t’òòrè

Àt’orí àt’òòrè Orunmílà ni ó d’ogún yéké

Mo ní ó d`ogbon yéké

Ìsepe awo ile Olokun

Adífá fun Olokun

Ojo ti omi ilé Olokun kò tó böjú

Ìtí awo t`ilé Olokun

Adífá fun Olokun

L`ojo ti omi ilé Olokun kò tó bù w`ese

Bèbè otún, Awo Olokun

L`ó dífá fun Olokun

L`ojo ti omi ilé Olökun kò tó nkankan.

Bèbè òsì, Awo Olokun

L`ó dífá fun Olokun

Ojo ti omi okun kò tile níláárí rárá.

 

As coisas são feitas em ordem

As coisas são feitas
tranquilamente

Separadamente nós comemos
amendoim.

Separadamente nós comemos imumu
(amendoim especial).

O que pertence a cabeça é a cabeça(a
ela mesma)

O que pertence a Oore é Oore

Com a cabeça e Oore, Orunmila
contou vinte,

Eu contei trinta.

Isepe era o sacerdote da casa de
Olokun

Foi quem consultou Ifa para Olokun

Iti foi o sacerdote da casa de Olokun

Foi quem lançou Ifa para Olokun

Quando as águas de Olokun não eram
suficientes para lavar os pés

Lado-direito-da-margem-do rio,
sacerdote de Olokun

Lançou Ifá para Olokun

Quando as águas de Olokun não
valiam nada

Lado-esquerdo-da-margem do rio,
sacerdote de Olokun

Lançou Ifa para Olokun

Quando as água de Olokun não tinha
nenhum valor as coisas.

 

Existiram os quatros sacerdotes que consultaram Ifa para Olokun quando Olokun necessitava de ajuda: Isepe, Iti, Bebe otun, e Bebe Osi. Eles disseram que Olokun não iria mais se banhar com suas próprias águas, então Olokun procurou seu sacerdote conhecido como Ota-ribiribi, o sacerdote das águas. Ota-ribiribi disse a Olokun não temer porque ela voltaria a ser como era antes. Foi então dito a Olokun fazer um sacrifício com dez ovos cruz (eyin) e dez bananas (ogede omìní) , e ela ofereceu.

Ele havia dito a ela andar em frente a sua casa, em uma direção até o sol que estava diretamente com o zênite(ponto astral) e qualquer lugar que ela fosse deveria quebrar um ovo e uma banana naquele local e então voltaria para casa ( eyin l`orò, bo bá ti bálçe fifo ló nfóEu digo ao ovo, isso cai e quebre aos cair) . Ela fez então, caminhando em diferentes direções todos os dias até ela exaustada, quebrar todas os ovos e bananas logo, ela olhou a sua direita e sua esquerda, e todos aqueles caminhos estavam se enchendo de águas. Ela escutou as águas baterem umas as outras tão longe que seus olhos até podiam ver, e como ficou tão feliz cantou uma música(Orin) agradecendo seu sacerdote:

 

Oyígìyígì, Otá omi,

Oyígìyígì, Otá omi.

Oyígìyígì, Otá àikú,

Oyígìyígì, Otá omi.

 

Oyígìyígì a pedra dentro das
águas,

Oyígìyígì a pedra dentro das
águas.

Oyígìyígì a eterna pedra,

Oyígìyígì a pedra dentro das
águas.

 

Então Olokun voltou rica e prospera e “todo seu corpo” voltou a ter água novamente por toda sua terra. Entretando Olokun voltou a sua casa e viu aqueles sacerdotes que disseram que ela não teria mais nada, ela então joguei sua areia para cima deles e os jogaram para longe do suas terras. Quando Olokun ficou nervosa chorando suas areais para longe, uma musica foi cantada:

 

Omi n`wo yànrín geréré o

Omi n`wo yànrín geréré

Omi o l`owo, omi o l`ese

Béé l`omi n`wo yànrín geréré

 

Veja como a água puxa a areia sem
resistência

Olhe a água escavando a areia sem
resistência

A água necessita das mãos,
necessita das pernas

Ainda que a água puxa a areia sem
resistência

 

E Olokun nunca se esqueceu do seu sacerdote Ota-ribiribi, o sacerdote que vive dentro das águas e conhece todos os segredos das forças que as abrangem.

 

Este verso do odu Ejiogbe é só um detalhe que explica como é importante para os povos denominados yoruba
cultua-la de forma precisa para que nos dê riqueza e saúde. Olokun é um Orisa que dança igual uma majestade real, dando-nos seus cawries(ôwô-erô – búzios) para nos abençoar infinitamente com a riqueza. Olokun faz junção não só todos os oceanos mas também todas as águas do Universo, então elas traz todas as bênçãos através das águas para acalmar nossos corações e nos dar saúde e alegria. Olókun sempre traz boas  mensagens, a mais significantes delas são duas: a benção advém das responsabilidades, e o respeito (ibôwô)  adquire-se com a honra ( owà )e caráter ( ìwà). Existe uma frase de um Oríkì àwon Orí que revela os traços de Olókun com as jóias preciosas, como os okún(buzios), ileké`s em forma de idé(idé olokun) e sua Ade em forma de buzios, com sua roupa toda branca mostrando o poder dos Orisa funfun(brancos) signo da pureza e suavidade ao qual Osún, Yemója, Oluweri, Orisa Aje, Olosa empregaram para aprimorar os poderes misticos no universo:

 

 

Ìjúbà Olokun

 

Ibá Ajágunmôlé Oluwo ode orun

Iba Aromogányìn onibode àye
òun orun,

Iba Awonámàjá Bábálawo tii
n komo n’Ifá ojú õrun
.

Ibá Akoda

Ibá Aseda

Ibá Ogere àfokoyerí

Ibá Olokun Seniàde

Ifá Olokun a soro dáyo

Ifá kò ba mi se

Ki Olodúmárè kò ba wà se

Ôkútà lá pe mo şe je

Etí g`bure obí ri kítí,

Olokun ni ka le

Arín na kò ire afoyà ìbì

Agbe ni gbe ire kó Olókun

Aluko ni ngbe ire kó Olosá

Orí mi gbe mi de ìbì ire,

Ese mi wo ìbì ire ki o sin mi yá.

Orí Olokun,

Orí ni Ooníde,

Orí gbe mi o!

 

Saudações
Ajagunmole, sacerdote real do além(Orun),
Saudações Aromoganyin, a porta real do além,
Saudações Awonamaja, sacerdote que ensina Ifa dentro dos sonhos.
Saudações daquele que criou
o mundo

Saudações daquele que criou o ser
humano

Saudações aos Orisa da terra

Saudações a Olokun Seniade

Ifá Olokun me disse alegria/riqueza

Ifa faça o bem para nós

Olodumare faça o bem a nos

É a pedra que quebra de repente, sem
sangrar, o que traz notícias boas.

Sempre encontramos a sorte e que o mal
se afaste

Que traga sorte do mar para mim

Que traga sorte da lagoa pra mim

Minha cabeça me guie para um lugar bom

E me leve onde tiver sorte.

Ori senhor dos mares,

Ori senhor dos ides

Ori me salve!

 

 

Quando Olokun deixou Oduduwa(seu marido) em Ile Ifé, ela pegou tudo o que tinha que levar e foi parar na escuridão. Olokun saiu do reino de seu marido infeliz e triste com sua vida, então ela pediu a Olodumare a se transformar em água, Desta maneira Olókun se tornou água, flutou dentro do oceano, dentro deste contexto ela voltou a ser rica e poderosa. Olokun Seniade mandou uma mensagem para perguntar a Ôrunmìlá ( Orisa da adivinhação ) para ele continuar ao lado dela em sua companhia(1), quando Orunmila escutou o pedido ele aceitou ir e encontrou muito conforto e riqueza. Ele ficou um tanto quanto confortável e feliz que não voltou a Ile Ifé por volta de vinte anos, esqueceu de todas suas resposabilidades como Orisa do destino de todos os Orisa`s. Eles trabalharam juntos para dar benções a aqueles que tinham coração e ìwà(caráter). Orunmila consulto Ifa para Olokun Seniade, Quando ela estava preparada para administrar sobre sua riqueza para a humanidade, Isto foi dito entre os adivinhos, Porque os segredos e mistérios naturais de Olokun, Não podem ser encontrados por ela mesma para dar a humanidade. Ela não pode dividir seus segredos da prosperidade Até quando Ifa  confirme o trabalho a ser feito e seu destino. Mas quando ela puder, Isto marcara a pessoa como tendo uma grande oportunidade Para uma grande riqueza Se esta responsabilidade estiver sob a responsabilidade. Do ser humano no seu destino.

 

1 – Orunmila não era muito rico e prestigiado na vida,
quando ele conheceu Olokun ganhou honras e previlégios, por isso o texto em seu Oríkì: Ifá
Olökun a soro dayo
  - Ifá Olokun me disse alegria/riqueza.


A Ebi Olokun Seniade desde de seu começo de jornada dentro do culto indigianista yorubá, não deixo de perder o seu brilhantismo dado por nosso Rainha Ìyá mì Olókun Seniade. É ela a soma de todas as riquezas do mundo, que trouxe ao mundo Yemojá, Òsún, Ajé estes sim "frutos" de uma boa riqueza e aiku(longentividade). Olokun além de Ifá, Esu e Ogun é um dos Orisa mais adorados no panteão yoruba e muito respeitada, porque ela mostrou como é liderar um povo com respeito e dignidade. Quem não pratica com respeito, dignidade, carater e corretamente, nada têm desse Orisa por mais que alguém peça o sua própria força, a riqueza e longentividade.

O Ilé Ìyámì Olókun Seniàde(Casa minha mae Olokun Seniade) é um Ile Orisa de pratica indigianista ocidental do culto a yorubá, que resgata a pratica tradicional dos Orisa buscando a verdade sempre, ajudando as pessoas com os ensinamentos de Ifá, Ìyámì Osóronga, Oso, Egungun, Egbé e os Orisa somando com os òògun(magia/medicina) que não pode faltar em nenhuma casa de Ifá Orisa. É um trabalho àrduo mas de grande valia, já que além de nos trazer trazer ensinamentos, nos faz querer ajudar o próximo e esse sim, é com o trabalho eito corretamente traz o merecimento de enrequicimento espiritual e social.

 

E ma bèrè, t`Olokun ase mo pe, t`Olokun ase
E ma bèrè gbogbo ire aiku

T`Olokun ase mo pe, t`Olokun ase
E ma bèrè gbogbo ire Aje

T`Olokun ase mo pe, t`Olokun ase
E ma bèrè gbogbo ire Aya/oko

T`Olokun ase mo pe, t`Olokun ase

Mo dupe l`owo awon Ìyá mi Olókun Seniade Olasedowà!
Mo dupe l`owo Ìyamí Ìyálòrísà Olokungbemi!

"Kò mà mà s`amúnimúyè tí m`awo o, Orunmílà o o o"

Não existe feitiço que enfraqueça a memória de um Awo

 

**Bibliografia – F. Fatoba, Healing Energies in Yoruba Ifa religion;

Wande Abimbola, Ifa An Exposition of Ifa Literary Corpus

 

 

Texto: Baba Awo Ifádàyo Akínkanjù Adetooyangan Elebuibon, Arolé ti Ilé Ìyá mì Olókun Seniàde.

TEMAS DISCUTIDOS PELA COMUNIDADE IFA BRASIL

 

PROGRAMA IFA POR UMA CULTURA DE PAZ

 

Como devo cuidar do meu individual?

Resposta de Ifadayo: Primeiro as pessos precisam conhecer o individual delas antes de saber cuidar, para isso precisa conhecer o destino delas. Depois procurar um sacerdote de Ifá (Babalawo) para ele lhe ajudar a entender o que faz parte do seu individual, o Ifá vai lhe trazer o remédio.

 

Como devo cuidar do meu espiritual?

Resposta de Ifadayo: Cuidar do espiritual é cuidar de seu ancestral, conhecer sua Ori inu (mente). Os sacerdotes cuidam do espiritual primeiro fazendo o sacrificio (ebo), depois se Ifa permitr, fazer ebori (sacrificio) a cabeça.

 

Qual a diferença de Ori e "igba" Ori?

Resposta de Ifadayo: Ori quer dizer destino, cabeça dependendo do sentido da frase.Nós chamamos o recipiente de Ile Ori, aonde fica o Apere. A Ile Ori é o recipiente onde todos podem ter dentro da nossa religião. O Apere é aonde fica a sua essencia, "sopro divino".

 

Existe iniciação a Ori?

Resposta de Ifadayo: Sim. Ori para a cultura indigena yoruba é um Orisa. O Odu Atefun diz que Ori é chefe dos Orisa. Primeiro vem a energia de Ifa, para dizer o nosso destino, depois vem nosso Ori (destino) e depois vem Orisa. Ori é mais sagrado que Orisa, por isso, devemos lembrar sempre de Ori (cabeça).

 

O que é Elenini?

Resposta de Ifadayo: Esse nome significa caluniador. É um espirito aonde manda você fazer rituais erradas, manda você ir a um lugar errado, é um ponto "cego" no lado espiritual e material. Só consegue tirar a energia deste espirito fazendo ebo (sacrificio).
 

Existe Orisa errado na Ori da pessoa?

Resposta de Ifadayo: Não! O que existe é uma má conduta do sacerdote em fazer aquele Orisa como parte da ancestralidade de uma pessoa. Eu sempre digo, Orisa é uma ferramenta. Ifá muda e concerta o destino, Orisa é o complemento. Ifá quem determina os Orisa que a pessoa deve se iniciar, Babalorisa através do erindilogun não consegue determinar isso. Por isso é importa fazer o ite`fa (cerimonia completa de ifa), para saber qual destino da pessoa.
 

É possivel trazer a cultura de Ifa no Brasil?

Resposta de Ifadayo: Sim, mas não temos a cultura igual existe na Nigéria como se propaga no Brasil. Muitas pessoas acham que conhecem Ifá, mas na verdade falta muita para se conhecer Ifá e trazer os conhecimentos para cá. Essa cultura que eu particularmente estou trazendo para minha familia, sera utilizada mais para meus filhos e netos.

 

Os sacerdotes estão preparados para trazer a cultura?

Resposta de Ifadayo: Não, mas creio que com mais união e menos vaidade, mais honestidade e menos egoismo, seguir mais regras e não fazer de conta que não conhece os versos de Ifá, a maioria estará mais preparada para passar conhecimentos.

 

Se eu me iniciar em Ifá, minha vida no candomblé vai mudar? Eu vou perder os anos que tenho?

Resposta de Ifadayo: Depende de cada visão de sacerdote. Se esta no destino você se iniciar no Ifá, eu creio que você esta apto a conhecer todos os segredos do universo, isso vai ajudar a ter sempre bom comportamento. Não é de grande valia você sendo pertencente ao candomblé (cultura afro descendente) e estando feliz e completo, se migrar ao Ifá. Por que você pretende fazer isso? Não acho conveniente as pessoas procurarem Ifa sem saber do destino delas, e ver  que falta na vida delas, Ifá para isso não é um complemento e nem uma solução, já que esta tudo completo. Não tem como usar a cultura indigena yoruba (Esin yoruba) e agregrar a cultura afro-brasileira (candomble), os costumes e liturgias são muito diferentes, apenas a palavra Orisa que falamos a mesma lingua, do restante, as pessoas podem se perder e muito!.

 

Por que se cobra tão caro nos trabalhos espirituais e iniciações?

Resposta de Ifadayo: Os materiais de minha religião não é barato. O sacerdote ou sacerdotisa sabe que para manter um templo e se manter na vida não é Ifa, mas Olodumare (Deus) recompensa aqueles que sempre praticam o bem. Sendo assim, Ifá explica da neceddisdade do ser humano e aquele que é capaz de pagar ou não os trabalhos espirituais. Sempre existiu dinheiro no mercado e cada sacerdote tem o seu valor, mas não o sistema abusivo dos sacerdotes de hoje. Acompanhe o programa falando sobre isso: http://www.youtube.com/watch?v=C_lCqiN-G88.

 

Mulher pode se iniciar em Ifá?

Resposta de Ifadayo: Mulher pode se iniciar em ifá. Eu defendo que mulher pode, como deve seguir os tabus delas dentro da religião. A vida dela caminha muito melhor com Ifá na vida delas, principalmente aquelas casadas com Babalawo.

 

Eu posso ser cuidado (a) pelo mesmo sacerdote que minha (meu) esposa (o)?

Resposta de Ifadayo: Sim pode, não há nenhum tabu quanto a isso. Ifá é sinonimo de familia e ancestralidade.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROGRAMA PAPO DE AWO

 

Pode haver possessão para sacerdote de Ifá?

Resposta de Ifadayo: Sacerdote de Ifá (Babalawo) não pode ter possessão de Orisa (Orixa). Por que? Ifá diz em Otua meji que Orunmila incorpora os ikin e não há possessão para sacerdote de Ifá na Nigéria. O Babalawo ou Oluwo (chefe sabio de um templo) devem incorporar os ikin (caroços ou nozes) na sua vida, a sabedoria divida de Olodumare. Deus ensinou a Orunmila a utilizar os ikin quando precisasse de ajudo, então, os discipulos de Orunmila que são os Babalawo tem a mesma missão que Orunmila na terra, somos partes desses ikin para poder dialogar com Deus, assim, na minha opinião não devemos desconetar desse mundo, por isso, existem os ELEGUN, que são os sacerdotes que tem Possessão. Não existem transe para Babalwo também.

 

Pode haver transe para sacerdote de Orisa?

Resposta de Ifadayo: Sim, sacerdote de Orisa é comum entrar em transe de 1 a 2 Orisa na Nigéria. O Babalorisa ou Iyalorisa na Nigéria não entram em possesão e sim em transe.

 

Eu já entrei em transe ou em possesão em Orisa no candomblé, como fica meu destino no Ifá?

Resposta de Ifadayo: Incoscientemente ou conscientemente pode ser que você não seja Babalawo ou Iyanifa, porque, depois que existiu essa energia na sua vida, ela não irá sumir. Quem pode dar a resposta a você é Ifa e Orisa Odu (orisa mistico), dentro da selva sagrada de Ifá quando você passar por ite`fa. Como eu disse, as religões não se misturam e as liturgias muito menos, por isso só Ifa pode ou não arrumar ou concertar o destino. Pode ser que você tenha o destino de ser um sacerdote de Ifá, você vai compreender os tabus que sacerdote de Ifa pode ou não?

 

Pode-se mencionar o nosso odu Ifá?

Resposta de Ifadayo: Pode, só não pode mencionar o odu do seu itá.

 

Pode-se mencionar nosso nome?

Resposta de Ifadayo: Pode, dentro da cultura indigena yoruba nosso nome é sagrado, mas esse sagrado não tem o tom de segredo.

 

Existe diferença do oraculo de Ifá do oraculo Orisa?

Resposta de Ifadayo: Sim, o oraculo de ifa são utilizados dois instrumentos: o nozes de palma que são chamados de ikin e o rosário chamado de opele. Oraculo de Ifá possui 256 signos que chamamos de Odu Ifa. O oraculo de Orisa se chama owo eyo erindilogun, onde possui 16 odu. O nome dos caminhos dos destinos são diferentes um do outro. Oraculo de Ifá além dos 256 signos ele se desdobra por 256 versos de cada um dos signos, já o de Orisa se desdobra até 16 versos de cada um dos 16 signos dele. Mais detalhes: http://www.youtube.com/watch?v=dq5Vwy2xMRs.

 

Posso cuidar de Ifá e Orisa todos os dias?

Resposta de Ifadayo: Não, porque tudo começou nos primórdios da criação da terra. Obatala (Orisa da criatividade) foi quem ensinou aos Orisa e seres humanos a cuidar do nosso dia-a-dia, e instruiu aos Orisa a homenagear nos dias corretos, para afim de não haver discordância entre eles. Existem os dias corretos a cuidar deles, existe o dia bom para se casar, fazer iniciação, fazer um batizado, etc. Mais detalhes: http://www.youtube.com/watch?v=r_cd-8BD5AM.

 

Existe odu de nascimento no Ise`fa?

Resposta de Ifadayo: Não, ise`fa é uma cerimonia simples aonde você recebe as nozes de palma (ikin) e chamamos essa cerimônia de owo ifa okan. Quem conferir meu site www.ifabrasil.com.br, entre na aba "Ifa" e leia tudo sobre iniciação de Ifa ou siga o link: http://www.youtube.com/watch?v=pxWTGF9pTXQ.

 

Se você leu até aqui, acompanhe o ultimo programa Papo de Awo do mês de Agosto "pode ou não pode"? http://www.youtube.com/watch?v=Mx9XWtUCi8E.

 

Babalawo Ifadayo Orisatalabi Elebuibon

www.ifabrasil.com.br
www.facebook.com/ifabrasil

www.twitter.com/awoifadayo

MENSAGEM DESTA SEMANA

Boa tarde para todos!

Esta é uma mensagem de agrado aos amigos e frequentadores do templo de Ifa o Bastão do Sucesso aqui de São José dos Campos - SP. Aqueles que participaram dos Itadoogun, e aqueles que olham os meus recados, esta é a frase da semana.

Ótimo dias dos Pais e felicidades.

Observação: Estou me sentindo o SIMBA aqui em casa.

ORISA IFA ARTE E CULTURA

Coroação do novo Araba da cidade de Osogbo, estado de Osun na Nigéria

 

Meu Oluwo Ifayemi Elebuibon deixa a sua explicação aos seus seguidores e simpatizadores de seu trabalho, esta é a forma de aprender a começar a entender Ifá:

 

"Os Yoruba do Sudoeste da Nigéria são um dos grupos de etnia do Sul do Sahara, e muitos deles conhecem a ciência e popularidade da cultura. A tradição urbana é vivida por eles em um só espaço, mas não só fechado apenas aos Africanos e sim para as pessoas do mundo todo.

 

A Religião dos povos Yorùbá é chamada "Òrìsà" que significa "Aquelas cabeças que foram criadas superiores aos outros". Os Òrìsà (Eniti orí sà dá) são muitos e eles são ministros de Olodùmarè "Deus". Aqueles que cresceram e se tornaram poderosos eram chamados de Òrìsà.

 

Ifá é conhecido também como Òrúnmìlà, é um profeta antigo e importante Òrìsà, aquele que é a peça da boca e administrador dos outros Òrìsà. Odù Ifá, Òtúá meji diz para nós que Òrúnmìlà significa " O céu reconhece aqueles que serão salvos". O conhecimento de Orunmila é chamado Ifá, está é a palavra que saiu da boca de Deus. Os contos de Ifá, as escrituras de Ifá tem 256 capitulos com numerosas estrofes. O Bàbálàwo ou Sacerdote de Ifá é o apóstulo de Òrunmìlà, ele é o farmaceutico, herbalista e conselheiro espiritual.

 

Ifá abraça todos os aspectos da vida incluindo a ciência, história e literatura. As pessoas consultam Ifá para melhorar as suas atividades do dia-a-dia.

Obra de arte Orisa Ifa consiste do ritual de instrumentos usados por Babalawo em suas práticas. Os caroços sagrados chamados ikin é um importante itém para rituais e, usar como comunicação para falar com Ifá. De acordo com versos de Ifá, Òrúnmìlà foi transformado em ikin e foi embora da terra.

 

Para entender as culturas do mundo é impossivel não ter conhecimento das religiões e acreditar em suas práticas. Cada religião tem seus rituais. Estes podem ser simples ou complexos. Frequentemente, rituais religiosos decretam mitologias em que os sacerdotes vestem trajes e falam como figuras dos dos mitos.

 

Araba de Osogbo Ifayemi Elebuibon

The Ancient Philosophy International -  House of Culture, Osogbo - Osun State - Nigéria."

 

Istó é para mostrar uma parte do conhecimento de um sacerdote reconhecido no mundo todo, prestigiado por outros sacerdotes em terra yoruba também.

Um nome não faz a fama, mas sim a sabedoria e o respeito - Palavras minhas de Ifádayo Adetooyangan Elebuibon há um mestre que esta fazendo e sempre fez a diferenças para muitas pessoas, ele é um exemplo de sacerdote e homem, e por isso, eu fui até seu templo Ogbeyonu na Nigéria, para cuidar de meu destino e fazer com que a cultura indigena yoruba, fique sempre fortalecida no mundo todo e principalmente aqui no Brasil.
Como é bom se conectar com meus ancestrais!

Você quer aprender mais? Visite nosso PORTAL IFA BRASIL e tire suas dúvidas, seja membro dessa Comunidade que só cresce!

Babalawo Ifadayo Orisatalabi Adetooyangan Elebuibon
www.ifabrasil.com.br

www.radioifabrasil.com.br

PORTAL IFA BRASIL

O Portal Ifa Brasil esta com uma nova cara!

Seja MEMBRO de nosso site, acesse: www.ifabrasil.com.br. Você poderá acessar a sala de MEMBROS, FORUM SOCIAL, ITADOOGUN e IFA KIKO. Para isso bastar acessar o LINK de LOGIN. Você irá digitar seu e-mail uma vez e a senha duas vezes. Precisará esperar um administrador do site aceitá-lo. Quando ele aceita-lo (a), você deverá entrar no LINK de LOGIN novamente e, no lado superior direito você presenciará o modo LOGIN com letras maiusculas. Você clicando ali, abrirá outra janela ao qual você digitará somente E-MAIL e SENHA que você escolheu, PRONTO! Você estará conectando a todas noticias da nossa comunidade Ifa Brasil.

Existe o novo link chamado de CONSELHO, onde você poderá procurar as pessoas que necessitar contatos de seu interesse. Outro link novo esta descrito em CONTATO, se increva e receba todas as NOTICIAS do nosso portal Ifa Brasil (é só colocar seu e-mail onde esta escrito NOTICIA).

 

Daremos todo suporte preciso a você ok?

Obrigado!

 

Babalawo Ifadayo Adetooyangan Elebuibon
Membro da Ancient Philosophy International - House Of Culture, Ogbeyonu temple, Osogbo - Nigeria
Presidente da Ijo Ifa Opa Adimula - Templo Obara Osa

 

www.ifabrasil.com.br

www.radioifabrasil.com.br

RADIO WEB IFA BRASIL

 

Boa noite a todos!
 
Já esta quase na hora de eu estreiar na http://afromusic.com.br/. Eu e o fundador Ivan Dantas Junior fizemos uma parceria para divulgar a cultura yoruba agora aos ouvintes. Ele me concedeu um espaço em seu site para falar mais sobre Ifa dentro da filosofia que eu sigo dos aborigene (yoruba). Meu maior intuito é passar as informações, e fazer com que o publico fique mais em contato com os acontecimentos da religiao de matriz africana. Buscamos um espaço dentro da internet para nos mostrar fortes e unidos, contamos sempre com seu apio a divulgar e compartilhar sempre que possivel.
 
Este aqui sere meu blog: www.radioifabrasil.blogspot.com.br. dentre de alguns dias estaremos comunicando a Estréia.
 
Obrigado, Ase o
 
Ifadayo Adetooyangan Elebuibon

MANUAL - ORI ORISA PRIMORDIAL

Capa do Manual

 

ORI ORISA PRIMORDIAL EXPLICA A ESSÊNCIA DA NOSSA INDIVIDUALIDADE, E COMO PODEMOS ENTENDER OS SERES HUMANOS, QUAIS SÃO SEUS TABUS, ETC. ESTE MANUAL EXPLICA DETALHADAMENTE COMO PODEMOS EVOLUIR NA SOCIEDADE E QUAL DESTINO MAIS ADEQUADO A NÓS. CRIAMOS UM DESTINO E UMA PERSONALIDADE QUE ESCOLHEMOS DO CÉU PARA A TERRA, COMO SERIA A IMPORTÂNCIA DE NOSSO DESTINO? O MANUAL É COMPOSTO POR REZAS E POEMAS DE IFÁ.

 

MAIORES DETALHES SEGUIR O LINK.

 

WWW.IFABRASIL.COM.BR

PALESTRA INFORMATIVA

 

 

 

Ifadayo Elebuibon promoverá a palestra "Ifa e a Herança para a Humanidade".

As pessoas interessadas nesta curso deverão fazer as inscrições junto ao Portal Ifa Brasilseguindo este link: http://awoifadayo.wix.com/ifabrasil#!servicos/c1ksi ou ligar para para os seguintes números:



21 2605-1268, 8801-6329, 8801-7472 (falar com Ifakunle ouIfafunmilola). 



Objetivos



​A palestra tem como objetivo(s): 



- Conceituar o Ifá reconhecido pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Herança Oral Intangível da Humanidade;

​

Mostrar a importância de Ifá para humanidade;

​

- Explorar e traduzir os versos de ifá em sua magnitude;

​

- Elementos que nosso planeta oferece e como utilizá-los;

​

- Porque Orunmilá é o chefe dos Orisa;

​

- Mostrar a diferença entre os oráculos de Ifá e Erindilogun;

​

- Introduzir os ensinamentos que Ifá nos traz para o nosso dia-a-dia;

​

- Você sabe por que você veio a esse mundo? A concepção do batizado yorubá;

​

- Vamos aprender que a cuidar de nossa individualidade (Ori);

​

- Qual é a relação de Ifá com os Orisa;



- Ifá é a cura para todos os males?

 

Maiores informações acesse o link: http://awoifadayo.wix.com/ifabrasil#!inscricoes/ctbg

Aboru Aboye Abosise

 

Portal Ifa Brasil: www.ifabrasil.com.br

Facebook: www.facebook.com/ifabrasil

Google+:  plus.google.com/b/108222912032169398093/108222912032169398093/

Twwiter: www.twitter.com/IfaBrasil1

Ifadayo Orisatalabi Elebuibon

IFA KIKO - APRENDER IFA

 

 

 

 

 

 

Quero dividir o conhecimento que estou tendo junto com meus mestres de Osogbo e outros Awo por todo território nigeriano. Esta é uma sala onde as pessoas interessadas quereM aprender a filosofia dos povos indígena yoruba através dos odu Ifá.

​

Algumas dúvidas que perdura a mente das pessoas:​

​

O que é Ifá? Para que que serve os ikin?​

O que são os odu?

O que são os omo odu ou amulu?​

O que é ebó?​

O que é Ori? ​

Você sabe porque está neste mundo? "Akosejaye"​

Quem são os Egungun? Qual a função deles para nós?​

Quem são as Iyami Osoronga e quais os propósitos delas?

Para que servem as medicinas e quando usa-las?

Você sabe utilizar obi? "Noz de kola"

Porque se usa o efun, osun, omi, epo, oti? e Para que se usa?



Os "por que?" serão revelados sem a você querer ser enganado. Por que não será enganado (a)? Porque terá a resposta através dos odu ifá, em seus versos na integra!



Objetivo desta sala: A pessoa deve ter o treinamento necessário para adquirir conhecimento sobre Ifá. Para aqueles que se interessam por estudar Ifá, o primeiro propósito é ter disposição, boa memória e vontade de aprender.

Nesta sala conterão também os da'fa dos itadoogun de nossa comunidade, os conselhos estarão contidos mensalmente.


OBSERVAÇÃO: Isto não é um curso. Os cursos ministrados pelo Baba Awo Ifadayo Elebuibon são a parte dos ensinos aqui dentro desta sala. OS APRENDIZADOS SÓ SERÃO CONTINUAMENTE PASSADOS QUANDO VOCÊ ESTIVER PREPARADO E CAPACITADO PARA APRENDER A OUTRA FASE. VOCÊ PODE TIRAR DÚVIDA ATRAVÉS DO SITE!. 

**ESTOU DANDO A OPORTUNIDADE NO MÊS DE MAIO, PARA OS INTERESSADOS EM APRENDER OS DOIS TEMAS JÁ PROPOSTOS ANTERIORMENTE SOBRE IFÁ E ORI.

**O valor será de R$100,00**

 

Maiores informações acesse o link: http://awoifadayo.wix.com/ifabrasil#!inscricoes/ctbg

Aboru Aboye Abosise

 

Portal Ifa Brasil: www.ifabrasil.com.br

Facebook: www.facebook.com/ifabrasil

Google+:  plus.google.com/b/108222912032169398093/108222912032169398093/

Twwiter: www.twitter.com/IfaBrasil1

Ifadayo Orisatalabi Elebuibon

 

MANUAIS DIDA OBI E ERIN

 

Erin - Sistema Primário de adivinhação 

 

O manual é composto de histórias traduzidas pelos versos de Ifá, que contam a origem deste sistema e os métodos de adivinhação que o compõe. Estão integrados os odu equivalentes com seus respectivos ingredientes para executar algum ebo (oferenda). Este manual serve de auxílio a todas as pessoas que querem aprender algo mais sobre a religião dos aborigenes do sudoeste da Nigeria (povos yoruba).

Dida Obi

Obi é a semente da vida que enriquesse, purifica e administra a vidas dos neófitos e praticantes da cultura indigena yoruba. No Brasil se tornou um padrão para muitos, não reconhecerem como traduzir esta semente para conhecer os problemas e soluções do dia-a-dia. Este manual procura ensinar e a praticar, mostrando o passo a passo de como utilizar esta semente, e toda história que a compõe.

 

Maiores informações acesse o link: http://awoifadayo.wix.com/ifabrasil#!produtos/c1g4m

Aboru Aboye Abosise

Portal Ifa Brasil: www.ifabrasil.com.br

Facebook: www.facebook.com/ifabrasil

Google+:  plus.google.com/b/108222912032169398093/108222912032169398093/

Twwiter: www.twitter.com/IfaBrasil1

Ifadayo Orisatalabi Elebuibon

IWÀ - A IMPORTÂNCIA DO BOM CARÁTER E BOM COMPORTAMENTO

 

Opon Ifa com o pó sagrado iyerosun.

Desenho do signo (odu) Obaraosagun - Este odu traz a terra a mensagem de pessoas que são guerreias, e devem ser muito éticas quanto aos valores da sociedade. Este Odu ifa fala sobre pessoas que cometem fraudes. Pessoas nascidas neste odu Ifa devem manter a paz entre qualquer sociedade e religião, e unificar com outros membros a seriedade e o bom senso.

 

Eu tenho recebido muitos e-mail e telefonemas de Awo e pessoas ligadas a comunidade matrizes africana, até mesmo em minha última palestra em São Gonçalo, falando a respeito do que está acontecendo com a comunidade de Ifá e Orisa. Pessoas estão ficando muito anciosas de saber se os Babalawo brasileiros e nigerianos estão realmente praticando no que se refere a "tradição indigena yoruba" ou "aborigene" no que se refere a religião da Nigéria, ou, se apenas estão se misturando as religiões a beneficio do bem ou do mercado clandestino (que eu chamo) o sacerdócio que provém do dinheiro. As pessoas me procuram porque sabem que sou ético, muitas pessoas irão ler e falar isso e dizer que não sou, que sou jovem demais para dizer tais coisas, que não serei eu quem vai dizer isso de fulano (a). Estas pessoas que estão me procurando para conforta-las e ajuda-las, são elas que estiveram "envolvidas" a sacerdotes brasileiros e nigerianos e que não ficaram bem de fazer os rituais de Ifa ou Orisa com eles, e que sentem precionadas energéticamente por ter feito rituais que estas pessoas dizem não estar certo, ou por ter procurado alguém de má indole.

Eu Ifadayo Elebuibon nestes ultimos 5 anos acabei mudando o meu julgamento e comportamento quanto a pessoas de má indole que querem fazer do ser humano uma oferta de cupom de liquidação, porque se existem estas pessoas desqulificadas no mercado que não podem oferecer aquilo que o cliente procura, é porque existe uma parcela de culpa do cliente que o (a) procura. Então ao meu ver não podemos julgar as pessoas apenas pelas aparências ou pela conta bancária que ela tem, Ifá nos ensina a qualificar e analisar o caráter.

Cabe uma frase para todos que aqui eu uso e digo a meus seguidores de Ifa e Orisa: "Ifá pode mudar tudo na vida do ser humano, menos o caráter".

É por isso que algumas pessoas que aprendem o certo e o praticam, e veem o que esta errado por outras pessoas desqualificadas para trabalharem com Ifa e Orisa. As pessoas estão querendo procurar Ifá para trazer uma lógica, mas esquecem que se elas não tiverem com o seu Babalawo seguindo os ensinamentos de seu Oluwo ou comunidade de Ifá, que siga tais tabus e regras pertinentes os versos que Ifá traz a nós, isso (os erros) continuarão a acontecer. Como diz o ditador popular: "O filho é o espelho do pai". Então para as pessoas que dizem que tal pessoa fez tal coisa, eu digo a elas procurar o Pai deste Filho, porque tudo na vida vem de uma linhagem de ancestralidade, e de uma consequência, e os Awo por ÉTICA devem seguir esta linha de pensamento.

Eu vou expressar melhor meu pensamento, colocando aqui o que passo a pessoa que eu esboço na area de MEMBROS, na sala de estudos no portal IFA BRASIL, que lá eu ensino o Primeiro passo a passar por uma iniciação:

 

"A maior palavra que Ifá nos ensina é praticar o  iwá pélé  e  iwá rere . Vou passar o verso do odu Ifá menor chamado  Irosun geda , sendo que Ori (cabeça) estava vindo com seu irmão Iwà (caráter) aqui para a terra:



I         I

I         I

   I        OO

 OO      OO





Aja sian ajé e deyìn   nome do awo​

Agbó sian ti roro       nome do Awo​

Agbo ti o ba sian ti roro     nome do Awo
K`àyá magbo rèlé               nome do Awo
Kalò mu agbo bo bábá           nome do Awo
Difa fun Ìwà                     Consultaram  Ifá para Iwa(carácter)
Tiise Abu leyin ori           Quem é o irmão mais novo de Ori
Igba ti won ti ode orun bowaye    E​les vieram do céu
Ebo n woni ki won o se e      Os Awo disseram para fazer o ebo
Tiwa nikan losòró       Somente o carater precisava ser cuidado
Ori o kuku buru to e dele Ife   Ori não é infeliz desde a criação do mundo
Tiwa nikan losoro  Somente o caráter precisava ser cuidado.



Como tudo ocorre com todas as divindades antes de vir para a terra e até nós seres humanos, precisamos consultar Ifá para sabermos como será nosso futuro aqui na terra e o que fazer. Ori foi consultar Ifá e o odu que apareceu foi Irosun`geda que é o odu Irosun`Ogunda (nos próximos irão aprender os nomes dos odu e seus epitetos), e ele estava certo que se realizar o ebó junto com seu irmão Iwa, teriam todas as bençãos.

Ori disse para os Awo fazerem o ebó a ela, que ela faria o ebó mais tarde a seu irmão Iwà. Quando os dois chegaram a terra, as bençãos começaram a chegar para Ori, mas nem todas as bençãos porque ela Ori optou a fazer o ebó somente a ela, esquecendo do seu irmão. A própria energia do caráter fez criar atormentações a Ori e a Iwà. Quando uma benção em particular vir a Ori, Iwà vai causar os problemas para a benção ir embora.



Por isso sejamos conscientes de nosso caráter, porque ele  é a chave para abrir todas as portas para recebermos todas nossas bençãos, e se a pessoa tem mal caráter as bençãos fugirão dele.



Òwè: "Ìwà rere leso enyian - bom comportamento irá proteger a vida de todos".



​Os ensinamentos continuam depois quando alguém está iniciado, e podem achar que a vida vai melhorar depois que passar por tais rituais, mas não vai! Lembrem-se sempre do conceito de Iwà. Não adianta ter fé se não tem Iwà, ter bom coração se não tem Iwà.



Vou passar mais um verso de Ifá, relatado pelo odu Ifá maior Eji Ogbè que diz como nos aprimoramos dentro de um outro patamar depois da iniciação:



I   I

I   I

I   I

I   I





Awá te ó nífá Òòsa ó   Estamos iniciados nos segredos do Orisa(nome do Awo)​



k’ ó túnra e tè    Deve re-iniciar você mesmo (Nome do Awo)​



Títè la t’ èjì ogbè    Assim foi como Eji ogbe se iniciou.​



T’ó fi m’ óri wo’ gbó   Ele foi introduzido a ir na floresta​



Àwá tè ó nífá o    Para se iniciar nos segredos de Ifá

K’ó o túnra e tè    Deve re-iniciar você mesmo​

 

B’ ó o d’ órí òpe,  Se você chegar ao topo da árvore de palma​

Má se jowó sí    Não solte suas mãos.





Este é outro verso de Ifá que nos proporciona a não termos qualquer tipo de ódio e rancor com as coisas que proporcionam na nossa vida.

Este odù nos ensina que até os odù se iniciaram no Ifá, e foram treinados a nos mostrar as palavras da vida. Aqui é a chave dos aprendizados dos Awo Ifá, somente quem vê os segredos pode nos dizer qual caminho a ser trilhado. Mesmo assim, isso não é suficiente se o Awo não puder se reafirmar espiritualmente. O Awo deve estar equilibrado para poder estar em contato direto com Ifá, Orisa e Olodumare. Precisa ser relatado aqui que também os Orisa também se iniciaram em Ifá, até mesmo o Messias mais conhecido de todos os tempos  Yeshua/Jesus  foi iniciado em Ifá. Mas o que adianta ser iniciado em Ifá e ser um falso profeta ou não seguir a risca os conselhos de Ifá?



Vale ressaltar outro traço deste odù Ifá, um tabu de um Awo de não subir a palmeira chama de  Igi ope.



Aború, aboy è , Abo s i s è"

 

A palavra Iwori-wofun é usada frequentemente pelos Awo para poderem seguirem um mérito, do respeito ética quanto a este odu traz. Quando se diz "Aboru Aboye" a um Awo ele vai lhe responder: "Agbo ato asure iwori-wofun". Isto quer dizer que ele esta apto a lhe ajudar e vai seguir os tabus que este odu Iwori wofun traz, trazendo a nós todas as bençãos. Então segue o texto que diz sobre os eewo (tabus) aos quais os Awo devem seguir rigidamente:



Iwori teju mo ohun ti nse ni

Bi o ba te ifa tan

Ki o tun iye e re te

Iwori teju mo ohun ti nse ni

Awo ma fi eja igba gun ope

 

Iwori teju mo ohun ti nse ni

Awo ma fi ayimowe wo odo

Iwori teju mo ohun ti nse ni

Awo ma fi ibinu yo obe

Iwori teju mo ohun ti nse ni

 

Awo mafi kanjukanju jaye

Iwori teju mo ohun ti nse ni

Awo ma fi warawara nkun ola

Iwori teju mo ohun ti nse ni

Awo ma seke solade

 

Iwori teju mo ohun ti nse ni

Awo ma puro jaye

Iwori teju mo ohun ti nse ni

Awo ma se igberaga si agba

Iwori teju mo ohun ti nse ni

 

Awo ma so iretu nu

Iwori teju mo ohun ti nse ni

Awo ma san ban te awo

Iwori teju mo ohun ti nse ni

Awo bi o ba tefa tan

Ki o tun ije e re te o

Iwori teju mo ohun ti nse ni

 

 

 

 

Tradução

 

Iwori tenha seus olhos críticos postos sobre mim

Todo aquele que queira iniciar em Ifá

Que faça para obter conhecimento e sabedoria

Iwori tenha seus olhos críticos postos sobre mim

Awo não usa corda para subir a árvore da vida

 

Iwori tenha seus olhos críticos postos sobre mim

Awo não entra no rio sem saber nadar

Iwori tenha seus olhos críticos postos sobre mim

Awo não utiliza faca quando esta com raiva

Iwori tenha seus olhos críticos postos sobre mim

 

Awo não se apressa para os gostos da vida

Iwori tenha seus olhos críticos postos sobre mim

Awo não se apressa para adquirir riquezas

Iwori tenha seus olhos críticos postos sobre mim

Awo não trai e não mente

 

Iwori tenha seus olhos críticos postos sobre mim

Awo não engana para se desfrutar da vida

Iwori tenha seus olhos críticos postos sobre mim

Awo não é arrogante e menor que os maiores

Iwori tenha seus olhos críticos postos sobre mim

 

Awo não perde a esperança na vida

Iwori tenha seus olhos críticos postos sobre mim

Awo não adora a esposa de outra Awo

Iwori tenha seus olhos críticos postos sobre mim

Awo quando foi iniciado em Ifa

Ele se inicia de novo utilizando sua inteligência e sabedoria

Iwori tenha seus olhos críticos postos sobre mim.

 

Portanto, gostaria muito de trazer estas ferramentas para poderem expressarem suas opiniões boas ou ruins. Eu tenho passado por um treinamento um pouco rigido, e posso dizer que Ifá tem nos cobrado (nós iniciados em ifá particularmente) seriedade e bom senso, é isso que vou pedir a todos os outros Awo que forem ler estes meus comentários, porque se porventura continuar a acontecer o que esta acontecendo, eu creio que nossa religião não crescerá 5% em 15 anos de bons adeptos.

Portal Ifa Brasil: www.ifabrasil.com.br
Site no Facebook: www.facebook.com/ifabrasil

SERA QUE ESTA É A LEI DE "DEUS"

 

http://nytsyn.br.msn.com/videos/default2.aspx?videoid=a78370c2-6839-2bf5-f1ca-337af9f65aea

Não podemos ir contra a vontade dos desejos de outras pessoas, e não podemos julga-las por suas caracteristicas. Ifá quer sermpre trazer a bondade para qualquer ser humano e não a impunidade para aqueles que são diferentes de um dos outros. Já foi-se o tempo onde tinha-se diferenças apenas entre brancos e pretos, agora são entre heterossexuais e movimento LGBT. Uma coisa são pessoas viverem em sociedade e outra, na minha opinião, é a pessoa viver no mundo religioso. Os "dois mundos" tem "leis", e compreendo, que os tabus devem ser seguidos e não serem questionados.

Este video mostra como as pessoas estão querendo impor algo que eu chamo "Comunidade Hitlercista da modernidade". Eu acho que virá uma grande fatalidade neste meio, não é assim que funciona dentro DA LEI DE DEUS, pelo menos do meu Deus OLODUMARE.

 

Meus Respeitos, Ifadayo Elebuibon

 

Portal Ifa Brasil: www.ifabrasil.com.br

Ifa Brasil no Facebook: www.facebook.com/ifabrasil

JESUS O HOMEM ESCOLHIDO POR IFÁ

 

As pessoas preferem falar a verdade ou ouvir a verdade?

Os parâmetros que a bíblia oferece no antigo testamento e o novo testamento mostram contextualmente, que houve uma pessoa aqui na terra sem origem, sem pai e sem mãe e sem histórico, mas que teve um papel importante para a civilização. Os estudiosos em teologia sabem que esse homem existiu, até mesmo os pastores, padres, bispos e etc, reconhecem no "livro sagrado" a sua denominação, mas não sabem realmente interpretá-lo de forma correta, pois, sua origem é desconhecida. Para os descendentes indígena do sudoeste da Nigéria, conhecidos como povos yoruba (isese lagba) e aqueles sumo sacerdotes antigos criaram até hoje o conceito e sabedoria através dos versos de Ifá, um reconhecimento proposital deste sacerdote que viveu por mais de 200 anos aqui na terra, e foi o que caminhou por vários lugares onde passou e foi reconhecido por aqueles que ele queria ser reconhecido, nós o chamamos de ORUNMILA (O CÉU SABE QUEM IRÁ SER SALVO), que também tinha vários nomes onde passava como ELERI IPIN (TESTEMUNHA DA CRIAÇÃO), OMO OPE (FILHO DA ARVORÉ SAGRADA), OMO OBA (FILHO DO REI – DEUS), etc. 

 

A diferença da bíblia para os versos que Ifá nos traz, é que dentro das palavras de Ifá os versos são continuos e inacabáveis no que se refere a todas as particularidades que existe aqui na terra. As palavras de Ifá tem o “poder” de aconselhar e não manipular. Por isso Orunmila foi um sacerdote de Deus, porque ele seguia suas palavras e não manipulava suas palavras sem as permissões de Ifá. Diferentemente dos céus, onde Orunmila sempre foi um Messiah perfeito, aqui na terra ele buscava a perfeição sempre, mas não existiu aos olhos de Deus um  filho mais perfeito que ele. Por que? Porque ele seguia as determinações sempre que necessárias de Olodumare.

Este texto não serve para fazer comparações entre religiões, seitas ou cultos, mas para evidenciar contextos históricos aos quais muitas pessoas desconhecem.

 

Vejamos o que os textos bíblicos oferecem a respeito de Orunmila:

 

Hebreus 7 versículo 3: "sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida"... e "o qual recebeu o ofício do sacerdócio". Sem dúvida, esses atributos tais como "sem pai, sem mãe" ou como "sem genealogia, sem princípio de dias" caracterizam alguém com uma natureza sobrenatural. Seu nome era MALQUISEDEQUE (O GÊNIO DE DEUS).

Como é normal, alguns estudiosos e pesquisadores dizem que Malquisedeque é um personagem misterioso da Biblia e que em Hebreus 5 versiculos 11 e 12 seria difícil entender e interpretar suas palavras e as pessoas naquele momento seriam negligentes de aceita-la: "porque já devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite e não de sólido mantimento”. Como os Babalawo sempre dizem e nos ensinam que Orunmila nos mostrava suas palavras através de parábolas, e aquele que é sábio o bastante para entender as palavras de Deus entenderia perfeitamente. Este versículo elucida que não haveria apenas um mestre escolhido por Deus, e que as cristofanias não seriam apenas ela proteladas a qualquer ser encarnado aqui na terra. Ifá explica que quando ajudou Obatala a criar o ser humano, ele disse a frase: Ifa ri inu. Isso quer dizer que Ifa esta dentro, mas de onde? De nós seres humanos. Evidenciando a profecia de Orunmila sendo o sumo sacerdote do Universo, e passando o seu conhecimento aqueles escolhidos por Deus, eles (Deus e Ifá) nunca deixariam seus seguidores sós.

Para mostrar mais um esboço de Orunmila (para outros – Malquisedeque), e mostrar a sua sabedoria como sumo sacerdote dos sacerdotes e o homem mais sábio que já existiu, aquele que falava todos os idiomas, epistola aos hebreus no novo testamento Malquisedeque seria comparado a Jesus, porém, em alguns contos bíblicos Malquisedeque conheceu Abraão como diz em Genesis 14:18:19.

 

Agora para não fugir do tema JESUS O HOMEM ESCOLHIDO POR IFÁ, vamos colocar de forma explicita as palavras de Ifá perante ao enunciado e tirarmos as nossas dúvidas. Sabendo que Orunmila treinou seus 256 odu Ifá que nós seus seguidores entendemos como amulu ou omo odu e que deste 256 odu você os multiplica por 256 versos contendo 65.536 (sessenta e cinco mil, quinhentos e trinta e seus versos), que acredito particularmente falando depois que evidenciei isto com outros sacerdotes que possam existir mais versos dentro deste 256 odu Ifa, vou revelar as passagens de Yeshuah ou Jesus o filho da paz no omo odu Owonrinsogbe (signo 26 da ordem inalterável de Orunmila):

 

Owonrin so,                Owonrin produz (nome do Awo)

Ogbe so,                     Ogbe produz (nome do Awo)

A difa fun Orunmila, Aconselharam Ifá para Orunmila

Baba nlo te Jewesun ni Ifa,    Quando ele ia iniciar Jesus a Ifá (Itefa)

Ebo won ni ko se,                  Foi aconselhado a ele fazer um sacrifício

Nje Jewesun se rere,               Jesus é a arte da sabedoria

Jewesun omo ope.                  Ele é filho de Ope (Ifá)

 

Este verso de Ifá demonstra algumas particularidades:

1)      Orunmila sempre foi pedir os conselhos de Ifá para fazer as coisas serem ordenadamente perfeitas, para não gerar nenhum descontrole no futuro.

2)      Ele realizou o sacrificio prescrito para não deixar nada em falta aqui na terra.

3)      Ele descobriu que Jesus era filho escolhido por Ifá e teria um grande papel para a civilização.

 

Este texto é contido em Hebreus 6:11 onde diz: “onde Jesus, que nos procedeu, entrou em nosso lugar, tornando-se sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Malquisedeque”. Jesus seria então chamado o “Olori Abore” na ordem do Maquisedeque e pelo seu consentimento, isso mostra que Orunmila sim iniciou Jesus a Ifá.

Os estudiosos podem procurar hebreus e seus versículos, e interpretar da melhor maneira possível aqueles que acreditam nas palavras ali colocadas e tirar as próprias conclusões filosóficas, sé precisam lembrar sempre que Orunmila foi quem veio a ser o criador da terra, ele quem determinou o que poderia ser feito a nós seres humanos, animais, etc., ele foi a voz de Ifá na terra e aquele que estava mais perto de Olodumare no céu e na terra.

 

Como todos nós seres humanos sem nenhuma particularidade até com as divindades, criamos uma história antes de virmos para a terra. Aqui está o trecho do mesmo odu Ifa menor Oworninsogbe onde Jesus queria sair do céu a terra, evidenciado passo-a-passo, verso extraído do livro Ifá a complete Divination, Ayo Salami :

 

Pèkútú yẹkè pèkútú yẹkè                    (nome do Awo)

Awo Jéésù ló dífá fún Jéésù               Awo de Jesus consultou Ifa para Jesus

Níjó ti ń tòrun bò wálé ayé                 Quando ele veio do céu para terra

Ilé ayé tóun ń lợ yìí                            Antes de chegar para a terra ele perguntou:

Òun ó şe le rí èèyàn kó jợ?                Como será capaz de obter seguidores na terra?

Ó bá tójú aàrùún iténí                        Ele encontrou cinco “moedas” pela esteira

Ogóji àdibò                                        E quarenta “moedas” para poder lançar os ibo

Wón ní kó tợ Ifá lợ                             Ele foi consultar Ifá

Ńgbà ó dódò Ifá         Eles disseram que ele estava querendo fazer uma assembleia,       

Wón gbé Ifá kalè         Sem nenhuma razão para pode consultar Ifá

Erín ńlá yợ kàngí lójú ợpón               Quando começaram a consultar dali para frente

Nígbà ti wón ó rìí                               Apareceu para ele a revelação

Wón rí Òwónrín lówó òtún                Eles disseram que saiu Owonrin a direita

Ogbè lówó òsi            Ogbe saiu a esquerda

Wón ní ó pè pèè pè        vamos pedir, pedir e pedir

O ò rí náà lo bèèrè sí?       Que tipo de oferenda?

Wón ní ó lòó fi ilá rúbợ   Devemos oferecer quiabo

Wón rúbợ tán             Ele ouviu e ofereceu.

Ó tún pè pèè pè          E fomos pedir, pedir e pedir

Kò tún rí                     Mas as coisas não vieram

Wón ní kó tún kó òrúnlá wá   Vamos oferecer quiabo secos a terra

Àti ợpợlợpợ owó     e bastante dinheiro

Ó tún kó o wá                         De novo as coisas não vieram

Wón ní kó şe ợbè ilá lótò        Lhe disseram que oferecesse uma sopa de inhame fresco

Kó si se òrúnlá                       Uma sopa de inhame seco

Kó gún Iyán                           Fazer um purê de inhame

Kó si ro ợkà                           e usar a farinha de inhame

Kó wáá loodi ilú                     E deveria ser feito isso nas aproximidades da cidade

Kó lànà gbợợrợ já oríta         Ele teve que fazer um caminho que unisse as ruas

Kó wáá kólé ganta níbè         Ele construiu uma cabana perto destas ruas

Kó wèwù gbợợrợ

Kó si di Àmùrè pupa              Deveria usar uma corda vermelha amarrada na cintura

Kó móợ wáá jó                      Ali ele deveria cantar

Kó si móợ pe babaa rè           Envocar o espirito de seu pai

Gbogbo ohun tóo ni ò tó        Uma vez que envocar o espirito do seu pai

Gbogbo è ní ó sùn ó bò          Tudo que disser chegará em abundancia

Jésù bá şe béè                        Jesus fez tudo o que indicou

Ó loodi ilú                              De frente para a cidade

Ó kólé ganta sóríta                 Na frente da cabana na união das ruas

Ó kó àwợn ợmợ kéékèèké jợ  Apareceu uma grande multidão para observá-lo

Ní bá ń kợrin              Este cantaram com ele

Ní ń lợ ní ń bò            Eles dançaram com ele

Yóó bàá jó lợ, yóó tùún jó bò             Ele fez suas envocações

A si tún kó sínú ilé òhún                     E todos fizeram o mesmo na frente da cidade

Àwợn èèyàn bá pé pitimu                  Ali começaram a segui-lo

N ní wá ń jó n ní ń yò                         Ele dançou e louvou

Ní ń yin àwợn Babaláwo                   Agradeceu a seus Babalawo

Àwợn Babaláwo ń yin Ifá                  Os seus Babalawo elogiaram Ifá

Ó ní béè làwợn Babaláwo tòún wí    E não muito longe os Babalawo ali ficaram

Pèkútú yẹkè pèkútú yẹkè                    (nome do Awo)

Awo Jéésù ló dífá fún Jéésù               Awo de Jesus consultou Ifa para Jesus

Níjó ti ń tòrun bò wálé ayé                 Quando ele veio do céu para terra

Wón ní ó rúbợ kó lè bà léni                Eles pediram para sacrificar para ter seguidores

Kó lè bà léni léyin piti piti piti            Seus seguidores viessem abundantemente

Òrúnmìlà ní ó rúlá                             Orunmila possui o quiabo

Ó rúlá béè ni ò rénikan                      O quiabo é distribuido aqueles escolhidos

Ó ni ó şe ijẹ şe imu                             Ele ofereceu então comidas e bebidas

Kó loodi ilú                                        Ele deveria entregar nas proximidades da cidade

Kó lòó kólé ganta síbè                       Na união das ruas

Ní wáá ń jóó lợ níbè               E assim feito começo a aparecer as pessoas

Ni ń yò níbè                            Ele continuo cantando          

Ní wá ń dárin                         e evocando

Pèkútú yẹkè pèkútú yẹkè         (nome do Awo)

Bàbà fợrúnlá jẹkà ó yo           (O pai usou sopa de quiabo e pudim feito da farinha de inhame para comer em satisfação a todos - nome do awo)

Pèkútú yẹkè                            (nome do awo)

Wòó, wòó, wòó, wòó

Ni ń paté                     depois de algum tempo começar a aplaudir

Ńgbà ó yá                   As pessoas sabiam

Àwợn èèyàn bá ri pé oriin rè dùn      Que suas musicas tinham melodias

Wón bá ń bá a kợ ó      Começaram a cantar e louvar

Ní bá tún ń şe             E puderam gritar

Òwónrínşogbè, Òwónrínşogbè   Òwónrínşogbè, Òwónrínşogbè   

Bàbà fợrúnlá jẹkà ó yo      O pai usou sopa de quiabo e pudim feito da farinha de inhame para comer em satisfação a todos

Òwónrínşogbè                        Òwónrínşogbè

Wòó, wòó, wòó,              Wòó, wòó, wòó,

Ńgbà ó papé di ợwó iròlé                  Ele aplaudiu e aplaudiu e antes de escurecer

Ti ó móợ bò wálé                               E fosse voltar a casa para dormir

Àwợn méjì tèlé e                     Dois homens o seguiu

Ó kó méjì òhún                       Ele os dois a Ifa

Ó lòó fi han Ifá                       E mostrou a eles Ifá

Ifá pé kó loodi ilú kejí             Ifa pediu para eles irem ao lado Oeste

Kó tún lòó şe bákan náà        E desenrolar o que tinha feito

Kó kólé ganta síbè                  Assim ele voltou a cabana

Kó lànà gbợợrợ síbè              e voltou a fazer suas rezas

Kó tún móợ jó                        Voltou a bailar com as pessoas

Ó tún şe béè                Fazer os encantamentos

Ó tún dárin                 e cantar

Ní ń şe Pèkútú yẹkè pèkútú yẹkè                    (Nome do Awo)

Bàbà fợrúnlá jẹkà ó yo           O pai usou sopa de quiabo e pudim feito da farinha de inhame para comer em satisfação a todos

 

Pèkútú yẹkè                (Nome do Awo)

Wòó, wòó, wòó,          (Som das palmas)

Gbogbo èèyàn tún bá a ńbè               Todos se juntaram para fazer as canções

Wón bá tún ń jó                      Foram até a entrada da noite

Ńgbà ó di ợwó àsálé             

Àwợn méjì tún tèlé e               Duas pessoas a mais chegaram e tornaram segudores

Ó tún loodi ilú kẹta                 E foram a parte do Norte

Ó tún dárin                             Começaram a fazer os cantos

Ó tún jó                                  e as mesmas rezas aprendidas

Ó tún rí méjì miin                   Os mesmos dois seguidores

Ńgbà ó tún yá                        

Ó loodi ilú kẹrin                     Foram para a parte sul

Ó tún jó jóó jó                        Fizeram as mesmas orações

Ó tún dárin                             E musicas

Ní ń pé Pèkútú yẹkè pèkútú yẹkè    (nome do Awo)

Bàbà fợrúnlá jẹkà ó yo    O pai usou sopa de quiabo e pudim feito da farinha de inhame para comer em satisfação a todos

Pèkútú yẹkè     (Nome do Awo)

Òwónrínşogbè, Òwónrínşogbè

Bàbà fợrúnlá jẹkà ó yo   O pai usou sopa de quiabo e pudim feito da farinha de inhame para comer em satisfação a todos

Òwónrínşogbè

Wòó, wòó, wòó

Ó bá tún bèèrè sìí jó    Antes de terminar as orações

Ńgbà tí ó mée relé                  Na casa iriam somar mais

Tí ilé tún şú dèdèèdè

Àwợn méjì tún tèlé e               Assim vieram mais dois a casa

Ó bá kó àwợn méjèèjợ           Podendo somar oito

Ó kó wợn lòó han Ifá             Ele mostrou seu Ifa a eles

Ifá pé iwợ Jéésù                     Ifa disse você Jesus

Nňkaan ré ó móợ jợ   Será premiado

Ifá pé púpò ló pè         Ifa disse que suas coisas serão como ele (Ifa) desejar

Şùgbón diè ló ri          Mas você chamou por muitos

Ó ni şùgbón diè tóo ri un       Eu digo que poucos vieram até você

Yóó di ńlá mó ợ lówó             Eles tornaram grandes homens

Ifá ni móợ lợ iwợ Jéésù          Ifa disse então a você Jesus

Jéésù bá lợ                 Jesus faça o que tem que fazer

Béè ni Jéésù şe tóbi láyé tée dòní       E assim igualmente a Jesus seus seguidores foram grandes

Ifá pé eléyiun ó tóbi láyé.       Ifá disse que essa pessoa será famosa e reconhecida por todos

 

Breves conselhor irei colocar aqui demosntrando quando Jeesu aparece realizando sacrificios depois de iniciado a Ifá, será uma reflexão maior aqueles que desconhecem os capitulos que a vida ofereceu não só a ele, mas todos os sacerdotes reconhecidos por Ifá aqui na terra, que buscaram fazer a diferença e infelizmente, muitos deles foram esquecidos, um exemplo ELA.

 

Aboru Aboye Abosise

Portal Ifa Brasil: www.ifabrasil.com.br

Facebook: www.facebook.com/ifabrasil

Google+ : https://plus.google.com/b/108222912032169398093/108222912032169398093/

Twitter: www.twitter.com/IfaBrasil1

 

Baba Awo Ifadayo Orisatalabi Elebuibon

 

 

 

ATUALIZAÇÃO DO PORTAL IFA BRASIL

 

Ijo Ifá Olokun a soro dayò,
Templo Obara Osa
 

IFA BRASIL

 

CAROS LEITORES

 

O Portal IFA BRASIL tem a honra de convidá-los a participar do novo site, ajudando aos leitores a ter mais informações da tradição indígena yoruba. Permita-me mandar este informativo semanalmente as atualizações do site IFA BRASIL.
 

Hoje temos o FORUM  onde as pessoas podem participar e tirar as dúvidas, deixar comentários, etc. Abrimos mais um item em SERVIÇOSpara aqueles que querem se inscrever ao curso de OBI que será realizado em São Gonçalo - RJ.


A maior novidade da semana fica para a sala de estudosonde os membros inscritos podem estudar a cultura yoruba e aperfeiçoar o aprendizado. Para maiores informações, por favor clique neste link   aqui  , e tire suas dúvidas, e aproveite se inscreva para receber informações semanais do nosso Portal.
 

Hoje o Portal tem mais um link reservado para os membros  poderem acompanhar os rituais do itadoogun e os conselhos de Ifá a toda comunidade.

Visite também as páginas oficiais do FacebookGoogle+ e Twitter.

Maiores Informações entre na página oficial: http://www.ifabrasil.com.br ou http://www.babalawo.com.br.

Obrigado e até logo!

 

IROSUN MEJI - EJI IROSUN

Irosun meji é o odu Ifá maior que traz o balanço e o equilibrio. Este odu vai revelar a nós a verdade "nua e crua", fazendo com que nas revelações alguém não possa optar a buscar uma outra saída. Ifá nos ensina a seguir com exatidão os balanços que a vida nos proporciona, portanto, Irosun Meji as vezes pode nos trazer uma resposta negativa, mas aquele negativismo irá nos mostrar a verdade:

Ita ruku, l'awo ita ruku

Ita ruku, l'awo ita ruku

Ita ruku, l'awo ita tataata

a d'ifa fun 'gba, igba n s'awo lo s'ode oyo

Igba a rula

Igba a rukan

A ii w'aye eni ai nigba
 

 

Estrada poeirenta, adivinhou para estrada poeirenta
Espaço empoeirado, adivinhou para o espaço empoeirado
Abra o caminho empoeirado para o espaço aberto.
Adivinhava para o tempo, o tempo foi em uma jornada espiritual para cidade Oyo
O tempo de colheita do quiabo,
É diferente do tempo de colheita em Okra  (família quiabo)
Como todo nós indivíduos  temos nossos momentos destinados (não importa o que aconteça, todos nós temos momentos marcantes na vida).
 
 
Ifadayo Elebuibon
Portal Ifa Brasil: www.ifabrasil.com.br

CURSO DE OBI

 

Ifadayo Elebuibon promoverá o curso de Obi "Obi a semente da vida". As pessoas interessadas neste curso deverão fazer as inscrições junto ao Portal Ifa Brasil, seguindo este link: http://awoifadayo.wix.com/ifabrasil#!servicos/c1ksi ou ligar para para os seguintes números:



21 2605-1268, 8801-6329, 8801-7472 (falar com Ifakunle ou Ifafunmilola).



Objetivos



O curso tem como objetivo, 



Primeiro dia:



- atrair as pessoas a saber a origem desta semente sagrada,

- realçar a imagem de obi como primordial a nós,

- revitalizar a utilização desta semente,

- apresentar através dos versos de Ifá (Ese Ifá) sua história,

- mostrar quais as principais funções de utilização,



- alinhar algumas divindades como Ori, Ifá, Egungun e outros Orisa para representar o propósito de usar esta semente as divindades.



Segundo dia:



- capacitar o desenvolvimento intelectual para encontrar a leitura desta semente,

- aprender a entender a leitura na teoria de obi,

- conhecer na teoria as formas de interpretações, utilizando-o como oráculo,



- usar Obi como remédio do dia-a-dia,



- ter recursos como rezas para louvar as divindades.



Terceiro dia:



- aprender na prática como utilizar obi.

IWORI MEJI - EJI KOKO IWORI

Ifadayo Elebuibon em Goiania, no templo "Egbe herdeiros de Ifá" de Ifakemi e Adetutu Osunseyi

 

 

Pá bi osán já

Osan já

Awoo won lode itori

Akatanpo jakun

O dobiirí kalè,

A difa fun Orunmila,

Ifá nló tàyé Oluufé, Orò, so,

Bi eni ti n sogba

Ta ni o waa ba ni

Tayé wa woonyi so?

Ewe opépé tilè so.

Orunmilá ni o wa bá ni

Tayè wa wonyi so

Ewe opépé tilé so.

 

Súbito como o ruído de um cinto de couro (nome do Awo)

O cinto de couro estala (nome do Awo)

Seu sacerdote de Ifá em Itori.

Quando Akatampo perde seus elos

Eles correm todos pelo chão.

Consultaram Ifá para Orunmila,

Quando ele estava indo emendar a vida do rei de Ifé

Quando alguém que concerta uma cabaça quebrada,

Quem então vai nos ajudar

A concertar nossas vidas?

Orunmila nos ajudará

A concertar nossas vidas.

 

É sabido que Orunmila em alguns tempos ficou sozinho no mundo sem ajuda de ninguém. Ele aprendeu desde dos céus à terra que Ifá iria aconselha-lo da melhor maneira possível. Orunmila propos a quem confiasse em sua lealdade fazer com que a vida de todos nós mudasse para melhor. Não precisamos apenas nos a ter com a voz de Ifá, mas com a nossa voz também. Orunmila propõe a mudar nossas vidas, mas somente se a gente querer mudar.

 

Este é o propósito deste Ese Ifá de Eji Iwori (Iwori meji).

 

Fonte: : Livro "Ifa Divination Poetry" - Wande Abimbola

 

Portal Ifa Brasil:

ESENTAYE & AKOSEJAYE

 

 

Esentaye significa pisar e caminhar pelo mundo, é muito importante tornar isto possível a uma nova criança, para puxar a ancestralidade e suas energias positivas, para que ela possa ter vida longa, saúde, paz e uma ótima família no futuro. Por ventura, este recém-nascido venha ao mundo se o devido conselho de seus ancestrais e de Ifá, ela se tornará um ser dentro de um vácuo para o futuro. O recém nascido com seus pais sabendo de suas limitações ganhará mais forças para que se limite no presente e futuro.
Crianças que nascem com o cordão umbilical enrolado no pescoço devem se iniciar ao Orisa da criatividade e da paz, ao qual chamamos de Obatala (rei do pano branco). Este tipo de criança passou por sérios apuros durante a gestação, e normalmente houve aborto no ciclo familiar. Está criança também foi predestinada a ser um (a) sacerdote (Isa) de Ifá ou Orisa.


Normalmente criança se iniciam em Ifá a partir dos 7 anos de idade, para poder trazer uma vida mais confortável ou também, para acompanhar seus pais sacerdotes e herdarem de seus ancestrais a sabedoria divina, e continuar com seus ancestrais vivos os aprendizados.

O nome é dado à criança a partir dos rituais, para dar força ao bebe.

A cerimônia Esentaye traz sua essência e plenitude ao bebe, e este bebe deve seguir alguns tabus como:

a)O que ele pode vestir;
b) O que pode beber e comer;
c) Que tipo de trabalho ele irá exercer ou pode exercer no futuro;
d) Os compromissos que o bebe terá no futuro, como se comportar, agir e onde poderá viver;
e) Quando o bebe poderá ou não ser um sacerdote/sacerdotisa, etc.

 

www.ifabrasil.com.br

www.facebook.com/ifabrasil

LINGUA YORUBA

Aboru Aboye o!

 

Poucas pessoas sabem que Orunmila, Obatala, Esu foram as divindades que falavam com animais e ser humano, sendo que entendiam perfeitamente a lingua deles, mostrando que a comunicação era muito importante. Até hoje sim é muito importante, porque para ter um contato maior com outras tribos e civilizações, é importante conhecer a cultura e lingua. ifa já fez esta comunicação unica acontecer, porque os odu são combianções binarias, além de apresentar a matematica, apresenta sinais únicos e também dentro destes sinais podemos tirar conclusões, isto que é Odu.

 

O idioma yoruba é importante para nós brasileiros que seguimos outra cultura, mas a procura do conhecimento não para por ai, e sim devemos nos comunicar com as divindades. Muitas divindades tirando Obatala, Ori, Odu, Orunmila e Esu não entendem outros idiomas e é possivel através das rezas Oriki, Adura, Ofó, Iyere, etc. aprender a saber as entonações necessárias a comunicação. Já se sabe por exemplo que Ogun não fala e sim faz gestos, e depois de ser envenenado por um pedaço inhame, só sobraram os oraculos ou gestos (no caso os simbolos dos odu) para se comunicar com ele.

Por isso, vou deixar aqui um site que achei interessante e pode ajudar a aprender a soletrar algumas palavras basicas em yoruba: http://www.ucl.ac.uk/atlas/yoruba/index.html

 

 
O seun! Baba Awo Ifadayo Elebuibon

www.ifabrasil.com.br

ORISA WORLD - CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRADIÇÃO E CULTURA - PAZ GLOBAL

Aboru Aboye o!

 

Quero publicar um novo itém no meu site, falando sobre ORISA WORLD: http://awoifadayo.wix.com/obaraosa#!orisa-world

 

Obrigado!

 

Site Oficial: www.ifabrasil.com.br ou www.babalawo.com.br

EBO RIRU

Aboru aboye o!
 
Ebo riru é um poderoso ato de sacrificio para dar poder a vida de qualquer pessoa. Este tipo de ebo é praticado por muitos Awo em terras yoruba, o que adquire muita responsabilidade e conhecimento pelos numeros excessivos de Ese Ifa (contos de Ifá) e cânticos.
 
Para praticar este tipo de ebo o Babalawo precisa antes consultar o oraculo de Ifá com os ikin ou opele, e o Awo não pode deixar de fazer este ebó para nenhum consulente, porque como sempre diz nos versos de Ifa " só quem oferece o ebó Esu ajuda ou satisfaz a vontade". Depois de consultar se pergunta os ingredientes de acordo com o odu especifico, se faz as devidas rezas para o consulente. Se o consulente aceitar o que Ifá prediz assim ele mesmo correrá atras dos ingredientes para efetuar o sacrifico.
 
Durante o ebó riru os estudantes de Ifá praticam as devidas rezas/orações com o Awo que está efetuando o ebo, sendo que se existir um Awo mais velho (normalmente um Oluwo) e experiente durante este ebó, ele recitará alguns dos versos. Para fazer isso primeiro é a prática e ter a mente boa para poderar decorar os versos e saber recita-los nos respetivos momentos deste incrivel ebó.
As pessoas em suas respectivas familias aprendem diferentes tipos de ebo riru, por isso é muito complexo aprender TUDO, mas sim personifica-la de acordo com sua familia e como em todo Ifá, isso depende de como segue o seu professor.
Vou citar alguns itens que existe para efetuar o ebo riru:
 
Iyerosun (pó sagrado)
Opon Ifa (tabuleiro sagrado)
agogo ifa (um tipo de sineta)
iroke (outro tipo de sineta)
irukere (para afastar espiritos ruins)
owo eyo (conchas)
owo (dinheiro)
adabo (onde ficam os ingredientes).
 
Ifa gberu k`ebo na fin, Orunmila gberu k`ebo da... 

Babalawo Ifadayo Orisatalabi Elebuibon "riscando" os odu para o ebo.

 

 

Babalawo ifadayo Orisatalabi Elebuibon concluindo o ebo riru

 

Site Oficial: www.ifabrasil.com.br ou www.babalawo.com.br

Facebook: www.facebook.com/ifabrasil
Google + : https://plus.google.com/u/0/b/108222912032169398093/108222912032169398093/posts

Canal OrunmilaTV: http://www.youtube.com/user/orunmilaTV?feature=mhee

 

Video: http://www.youtube.com/watch?v=t30aE5tQhyk&feature=plcp

IKOFA

 

Aboru Aboye gbogbo isoro ope!

 

Este artigo tem esclarecer as dúvidas de algumas pessoas aqui no Brasil, que as vezes usam nomes em processos iniciáticos e não entendem os seus respectivos significados. Pesquisei na internet que não só no Brasil, mas em países vizinhos pessoas tem dúvidas do que seria Iko`fá.

 

Iko`fa é a primeira ou segunda mão de Ifá? 

 

Brasileiros estão dizendo que fizeram o iko`fa e se tornaram babalawo, porque iko`fa seria a cerimônia completa conhecida como Ite`fa ou Ite`lodu. Outros fizeram iko`fa e passaram alguns dias (mais de 3 dias) sendo tratados igualmente como um Awo Ifá, mas seria chamada cerimônia do mesmo modo, Iko`fa.

 

Iko`fa de acordo com o conhecimento que obtive em minha familia de Osogbo e alguns Awo de Oyo, seria a primeira mão conhecida como owo ifa okan, conhecido popularmente como Ise`fa. Iko`fa em algumas familias pode ser feito em um dia, e em outras até 7 ou 17 dias, send que o 17º dia seria o dia da confraternização. Porém isto não exime de não ser o mesmo que o Ise`fá, apenas o nome é mudado de acordo com o conhecimento de cada familia.

Portanto quem passou por este processo iniciático, não pode ser considerado um Awo Ifá, até porque é uma cerimônia simples, mas regada de rezas e atos e faz com que o omo Ifá ganhe mais dias aprendendo a cultuar seu Ifá. É normal em solo nigeriano pela formação cultural e religiosa as crianças passarem por este ritual, e depois quando mais experientes elas completam o ritual fazendo o ITE`FÁ.

Orunmilá deu inicio ao Iko`fa/Isé`fa iniciando o seu filho, mas o colocando como estudante de Ifá até adquirir seus conhecimentos, para depois pelo Ite`lodu se "re-afirmando" novamente como sacerdote, mas nunca deixando de estudar o Ifá. Toda esta explicação está contida no Odu Ifa menor OGBE ATÉ(Ogbe Irete).

 

Iko`fá significa eu vou estudar Ifá.

Ise`fá significa eu tenho a força de Ifá.

 

 

 Babalawo Ifadayo Orisatalabi Elebuibon

*Agradecimento ao meu Ojugbona Awolade Bibilari Elebuibon

 

Site Oficial

www.ifabrasil.com.br

www.babalawo.com.br

www.facebook.com/ifabrasil

Nova Pagina no site Ifa Brasil

REVISTA VIRTUAL

 

Alaafia o! Quero deixar mais uma pagina nova em meu site, estarei escrevendo frequentemente igual ao blog. É uma nova proposta para promover melhor a nossa religião.

http://awoifadayo.wix.com/obaraosa#!revista-virtual

ire ooo

Destino

Alaafia o! Quero deixar uma nota relatando a presença das Iyami Osoronga. Primeiramente que eu acho errado dizer que elas são bruxas, porque ser uma bruxa é ser tão boa quanto ruim. Nascemos com o lado negativo e positivo de múltiplas energias. Devemos agradecer segunda as mulheres, Osun porque se não fosse ela não existisse a palavra nascimento ou criar um filho, não esquecer das Gelèdè que foram elas que fazemos prestar homenagem da criação familiar até hoje, entre tudo isso de Odu (Oro modi modi)trazer a grande calabaça da existência (Igba iwa odu).

Minha homenagem são para todas estas energias femininas que estão presentes a minha vida, que trago sempre o lado positivo e me faz viver sempre bem. Obrigado Ifa e Olodumare por este presente!

 

A razão disto tudo é a minha mãe primeiramente, depois minha esposa que assim fez dar nascimento junto comigo a esta esmeralda. Ayedun (minha vida é doce) este é seu nome, e deixou minha vida também muito doce, minha riqueza!

 

English

Alaafia it! I want to give you a note reporting the presence of Iyami Osoronga. First I think it is incorrect to say that they are witches, because being a witch is to be as good as bad. We are born with the negative and positive multiple energies.  Second we thank the women,  because Osun gave birth for us, not forgetting the Geledé that they were that we pay tribute creating family today, among all this Odu (Oro modi modi) bring great calabash of existence (Igba iwa odu).

I pay a homage to all feminine energies that are present in my life that always bring out the positive side and always makes me live getting well.

The reason for this is my mother first, then my wife did give birth me my emerald. Ayedun (my life is sweet) this is his name and made my life very sweet,  she is my wealth! Thank you Ifa and Olodumare for this gift!

 

Iyalaaja - Ayedun - Ifadayo no templo de Ifá

 

www.ifabrasil.com.br

www.babalawo.com.br

ORISA

 

http://awoifadayo.wix.com/obaraosa#!orisa

Aboru aboye gbogbo isoro ope! Deixo em breve comentario em meu site sobre Irunmole.

I am giving you a little comment about Orisa in yoruba tradicion.

IFA DO ANO 2012/2013 REVELADO EM OKE ITASE NO SABADO DIA 2 DE JUNHO 2012.

 

IFA DO ANO 2012/2013 REVELADO EM OKE ITASE NO SABADO DIA 2 DE JUNHO 2012.

 

ODU DO ANO DE 2012

O Odù que foi revelado durante o festival  anual de Ifa mundial, consultado em Oke Itase Ile Ife foi Ogbe Ogunda (Ogbe Iyonu).  Ifa prevê ire (prosperidade) para todos os devotos.

Tem algo a fazer para aqueles que nasceram neste Odù durante o Akosejaye ou Itefá, para agradar seu Ifa com 2 obi, 4 orogbo, uma garrafa de licor, preferencialmente aguardante ou run. 

Mensagens do Odu

1.         Ifa adverte muita paciência no caminho dos devotos porque eles irão presenciar problemas sérios financeiros.  Este é um fenômeno global.  Ifa adverte que precisamos ser resistentes e muito fortes para as coisas que iremos fazer porque sempre há uma luz no fim do túnel.  Ifa adverte para não “sair do palco” por qualquer razão que tudo ficara bem no final do dia. 

 

Ifa aconselha para cada pessoa, grupo, comunidade, estado ou nação oferecer ebo com 2 pombos, 2 galinhas, 2 galinhas d`angola, 2 galos, 2 ratos, 2 peixes e dinheiro.  Por isto Ifa diz:

 

Oni le n wo

Igbeyin mi kasai toro

Dia fun Makan-anjuola

Tii s’omo Elerin-in Sajeje

Eyi to nf’omi oju sungbere ire gbogbo

Ebo ni won ni ko waa se

O gb’ébo’, o ru’bo

Nje Makan-anjuola, omo Elerin-in Sajeje

Iwo si tun pada, o d’olowo

Aye e re tutu j’omi lo

N o ba o d’Erin-in Sajeje

Makan-anjuola, omo Elerin-in Sajeje

Iwo si tun pada, o d’alaya

Aye e re tutu j’omi lo

N o ba o d’Erin-in Sajeje

Makan-anjuola, omo Elerin-in Sajeje

Iwo si tun pada, o d’olomo

Aye e re tutu j’omi lo

N o ba o d’Erin-in Sajeje

Makan-anjuola, omo Elerin-in Sajeje

Iwo si tun pada, o d’onire gbogbo

Aye e re tutu j’omi lo

N o ba o d’Erin-in Sajeje

 

Tradução:

Você esta olhando para minha atual condição.

O resultado da minha vida deve ser muito gratificante.

Aconselharam Ifa para Makan-anjuola (não ter pressa para atingir a honra)

O descendente de Elerin Sajeje

Quando ele estava chorando em lamentação a sua incapacidade para adquirir toda sorte na vida

A ele foi aconselhado a oferecer ebo(sacrificio)

Ele cumpriu.

Agora Makan-anjuola o descendente de Elerin-Sajeje

Você acabou se tornando uma pessoa rica

Sua vida é mais fria(calma) do que a água

Eu vou te acompanhar para as terras de Erin Sajeje

Makan-anjuola o descendente de Elerin-Sajeje

Você acabou adquirindo um cônjuge compativel

Sua vida é mais fria(calma) do que a água

Eu vou te acompanhar para as terras de Erin Sajeje

Makan-anjuola o descendente de Elerin-Sajeje

Você acabou dando nascimento a muitas crianças

Sua vida é mais fria(calma) do que a água

Eu vou te acompanhar para as terras de Erin Sajeje

Makan-anjuola o descendente de Elerin-Sajeje

Você acabou adiquirindo todo ire (sorte) da vida

Sua vida é mais fria(calma) do que a água

Eu vou te acompanhar para as terras de Erin Sajeje

 

 

1.         Ifá adverte para aqueles que mostram agressividades será posto em xeque por Ifá. Ifa assegura todos os devotos que este é o tempo que aqueles que exercem poder indevido sobre eles não será capaz de alcançar seus objetivos nefastos nunca mais. As pessoas que enganam os outros devem perder o reconhecimento. Comunidades que enganam outras comunidades devem perder, Nações que mostram o desrespeito aos direitos de outras nações devem ser colocados na extremidade de recepção de todos os males que eles perpetrados.

 

Ifa aconselha para cada pessoa, grupo, comunidade, estado ou nação oferecer para quem está na posição de vitima dos outros oferecer sacrifício com 1 bode maduro e dinheiro.  Dentro disto Ifa diz:

 

 

Ibinu o da nnkan fun’ni

Suuru ni baba iwa

Agba to ni suuru

Oun gbogbo lo ni

Dia fun Ina

To l’oun o j’oye Olonroro

Ebo ni won ni ko waa se o

Ibinu o da nnkan fun’ni

Suuru ni baba iwa

Agba to ni suuru

Oun gbogbo lo ni

Dia fun Oorun

Ti yoo j’oye Olonroro

Ebo ni won ni ko waa se

Dia fun Osupa Kirimu

Ti yoo j’oye Olonroro

Ebo ni won ni ko waa se

Osupa nikan ni nbe l’eyin ti ns’ebo

A m’Osupa j’oye ire de

A m’Osupa j’oye Olonroro

A m’Osupa j’oye aye gun

A m’Osupa j’oye Olonroro

Lasan n’Ina gbo’ju

Ina o ni’wa ni’nu

A m’Osupa j’oye Olonroro

Lasan l’Oorun gbo’ju

Oorun o ni’wa ni’nu

A m’Osupa j’oye Olonroro

A m’Osupa j’oye ire de

A m’Osupa j’oye Olonroro

A m’Osupa j’oye aye gun

A m’Osupa j’oye Olonroro

 

Tradução:

 

Uma quantidade de raiva para ninguém

Paciência é o pai de todo bom caráter

Um ancião que é paciente

Ele é abençoado por todas as coisas boas da vida

Estas foram às declarações de Ifa para Ina (fogo)

Quem queria ser instalado como Olonroro (O iluminador)

A ele foi aconselhado oferecer o sacrifício.

Uma quantidade de raiva para ninguém

Paciência é o pai de todo bom caráter

Um ancião que é paciente

Ele é abençoado por todas as coisas boas da vida

Estas foram as mensagens de Ifa para Oorun (o Sol)

Quem queria ser instalado como Olonroro (O Iluminador)

A ele foi aconselhado oferecer o sacrifício.

Estas declarações de Ifa foram feitas a Osupa Kirimu (A Lua cheia)

Quem queria ser instalado como Olonroro (O Iluminador)

A ele foi aconselhado oferecer o sacrifício.

Somente Osupa cumpriu com os conselhos do Awo

Nós instalamos Osupa e todos as sortes chegaram

Nos instalamos Osupa como o Olonroro

Nos instalamos Osupa e o mundo tornou-se mais pacifico

Nos instalamos Osupa como o Olonroro

A competência de Ina foi em vão.

Ina não tem bom caráter

Nos instalamos Osupa como o Olonroro

Para não propor esta capacidade a Oorun

Oorun não é dotado de bom caráter.

Nos instalamos Osupa como o Olonroro

Nós instalamos Osupa e todos as sortes chegaram

Nos instalamos Osupa como o Olonroro

Nos instalamos Osupa e o mundo tornou-se mais pacifico

Nos instalamos Osupa como o Olonroro, O Iluminador

 

 

1.         Ifa também mencionou que a maioria das nações mais poderosas do mundo tornaram-se “bêbados do poder”. Eles são aconselhados a mudar estas atitudes de agressão e de pensar que poderiam estarem sempre certos. Com a sua agressividade, eles destruíram muitas nações do mundo. Se eles não pararem, nos próximos 12 meses vamos vê-los sendo atormentados com o caos, decepções e arrependimentos. A mesma coisa se aplica a indivíduos, grupos e comunidades que acreditam na criação de desconforto e sofrimento para os grupos mais fracos. 

 

Ifa aconselha que o abrangente ebo será feito com 3 bodes, 3 galinhas D`Angola, 3 galos, 3 galinhas e dinheiro deve ser oferecido para aqueles que são recebidos por pessoas agressivas.  Eles também precisam alimentar Ifa com uma cabra madura. Por isso Ifa diz:

 

Sakiti Awo Onisaki

Dia fun Onisaki

Omo Ogun o roke

Jagan n jangan, Jannganteele

Dia fun Ogbe

Ti yoo maa sowo ijakadi kari aye

O de’le Alara

O da Alara

O pa Alara

O de’le Ajero

O da Ajero

O pa Ajero

O de’le Owarangun Aga

O da Owarangun Aga

O pa Owarangun Aga

O wa ngb’ogun lo sile Elegun-Majo

Ebo ni won ni ko waa se

O gbebo, o rubo

Nje Eegun n jo o

Eegun n yo

Eyin o mo pe owo nini l’egun n lo

 

Tradução

Sakiti, o Awo de Onisaki, o Oba da cidade de Saki

Aconselhou Ifa para Onisaki

Descendente de Ogun que não pode moldar o marfim

Jangannjangan e Jannganteele

Aconselhou Ifa para Ogbe

Quem se engajam na profissão de lutar em todo o mundo

Ele chegou no palácio de Alara, o Oba de Ilara moki

Ele jogou no chão Alara

E matou Alara

Ele foi para  Ajero, o Oba de Ijero-Ekiti

Ele derrotou Ajero

E matou Ajero

Ele foi para o palácio Owarangun-Aga, o Oba de Ila-Orangun-Aga

Ele derrotou Owarangun-Aga

E matou Owarangun-Aga

Ele foi então entrar em guerra com Elegun-Majo, o Oba de Ajase

Elegutan-Majo foi aconselhado a oferecer sacrificio

Ele cumpriu

Agora, Elegun esta dançando

E Eegun está expressando alegria

Você não sabe que Eegun está gastando dinheiro recentemente adquirido

 

 

1.     Ifa ainda vai mais longe ao afirmar que aqueles que usurpam privilégios de outras pessoas ou objetos devem se arrepender. Ifá diz que o próprio Olodumare tinha colocado uma maldição sobre os indivíduos, grupos ou nações que forçosamente assumirem as coisas de outras pessoas. Ifá diz também que as nações fracas devem tornar-se prósperas às custas das nações fortes. No mesmo vão, indivíduos fracos devem se tornar mais bem sucedido do que sua contraparte até então forte.  Para afastar o mal e para garantir que indivíduos poderosos, grupos ou nações não tenham influência negativa sobre os fracos. Há a necessidade de oferecer ebo com milho, alimentos e milheto.

 

Eye abapa we

Eye abese we

Eye abiru wemu-wemu

Orisanla Oseeremagbo

Awon ni won lo oja Agunregejege

A wa Awo titi

Awa o r’Awo

A wa Awo de Iliki

A wa Awo de Iwonran

Nibi ojumo rere ti n mo o wa

Ago o Mesiada temi n mu s’odun n’Ife Ooye

Won l’omo eku lo gbe e lo

Mo ni omo eku ko to Ago o Mesiada temi i lo

Esu ode a de panpe

Ni yoo se elenini omo eku

Won lomo eja lo gbe e lo

Mo ni omo eja ko to Ago Mesiada a temi i lo

Esu ode adegere

Ni yoo se elenini omo eja

Won lawon omo eye lo gbe e lo

Mo ni omo eye ko to Ago Mesiada a temi i lo

Esu ode adate

Ni yoo se elenini omo eye

Won lomo eran lo gbe e lo o

Mo ni omo eran ko to Ago Mesiada a temi i lo

Esu ode ayinlasa

Ni yoo se elenini omo eran

Won lomo eni lo gbe e lo

Mo ni omo eni nigbanteyin eni se

Mo ni omo eni yoo gbo ogbo oluyeeyetuye

Omo eni yoo gboo ogbo oluyeeyetuye

Omo eni yoo gbogboogbo

Omo eni yoo totooto

Omo eni yoo lalaala

Omo eni yoo bibiibi

Omo eni yoo rereere

Omo eni yoo fa’kun ola lale aye ja gberegede

Awon ogbe re o gbon o

Awon ogbe re o mo

Awon ogbe re o mo pe Ifa Ola n’Ifa a wa o

 

Tradução

O passaro com asas grandes e fortes

O passaro com poderosas pernas

O passaro com a cauda abanando

Orisanla Oseeremagbo

Eles foram os únicos que foram para o mercado Agunregejege.

Nós procuramos e procuramos por um competente Awo

Não conseguimos achar ninguem

Nós procuramos por um Awo na terra de Iliki

E fomos para a terra Ijesa

E até fomos para Iwonran

Onde o dia bom amanhece

Meu traje Mesia que eu normalmente usava para celebrar as festas anuais em Ife Oodaye

Eles me informaram que os ratos haviam tomado distância

Eu respondi que nenhum rato tinha a capacidade de usar o meu traje Mesia.

Aqueles que montam armadilhas para ratos

Serão certamente os caluniadores contra os ratos

Eles me informaram que os peixes tinham tomado distância

Eu respondi que nenhum peixe tinha a capacidade de usar o meu traje Mesia.

Aqueles que lançaram redes e anzóis para os peixes

Serão certmanente os caluniadores contra os peixes.

Eles me informaram que os passaros tinham tomado distancia.

Eu respondi que nenhum passaro tinha capacidade de usar o meu traje Mesia.

Aqueles que lançaram cordas, gaiolas, para apanhar os pássaros.

Serão certamente os caluniadores contra os pássaros.

Eles me informaram que os animais haviam tomado distancia

Eu respondi que nenhum animal tinha capacidade de usar o meu traje Mesia

Aqueles quem atiram com rifles e lanças nos animais

Serão certamente os caluniadores contra os animais.

Eles me informaram que as crianças tinham tomado distancia.

Eu respondi que minhas crianças são meu futuro e vão continuar quando eu não puder mais.

Eu rezo para minhas crianças viver muito tempo na terra

E a crescer velho e fraco

Eu rezo para minha crianças crescerem e ficarem velhas

E viver muito tempo

E terem sucesso em todos os departamentos da vida

E dar nascimento a muitas idéias e crianças.

E multiplicar em todos os aspectos da vida

E espalhar a corrente da prosperidade para todas as partes do mundo

Os leigos não são sábios

Eles também não têm conhecimento

Os leigos não sabem que o nosso Odu é o Odu da riqueza e da prosperidade 

 

1.         Ifá diz que precisam todos os devotos cuidar pessoalmente de suas higienes seriamente, especialmente aquelas que tem bebe e estão amamentando.  Ifa adverte que há muitas partículas perigosas que irão afetar negativamente as crianças se não forem eliminados.  Esta é a razão da necessidade de varrer o chão várias vezes quanto possível e manter a casa e o ambiente limpo. Se isto não for feito, a possibilidade das crianças morrerem por contaminações do chão são grandes. Ifa informa que o ebo deve ser oferecido com 1 bode velho e dinheiro.  Há também como alimentar Egbe com Ekuru, Akara and frutas.  

 

Eesuu nii senu tutuutu s’olorun

Bi eyi ti yoo p’ogun

Bee ni o lee pogun

Dia fun Tie

Tie nt’orun bo wa’le aye

Ebo ni won ni ko waa se

O ko’ti ogbonyin s’ebo

Iya omo da?

Omo ti ba tie lo o

 

Tradução

Eesuu é a grama que apontou a boca para o céu

Assim como ele pretende convocar a guerra e confronto

Mas não pode fazê-lo

Consultaram Ifa para Tie

Quando estava vindo do céu para terra

Foi aconselhado a fazer ebo

Ele recusou a cumprir

Mãe cadê seu bebe?

Ele tinha ido com Tie

 

1.         Ifa adverte para todos os irmãos e irmãs serem guardiões. Eles devem garantir de cuidar do bem-estar e de seus irmãos e irmãs, onde quer que possam estar.  Ifa diz que fazendo isso faz Ajagunmale, o Oluwo do céu, pessoalmente olhar as casas de tais devotos.  Ifa diz que as pessoas irão fazer piadas dos devotos, eles vão lançar calunias contra eles.  Eles também irão tentar submetê-los ao ridículo.  Ifa diz que eles não precisam se preocupar já que suas recompensas estão com Ajagunmale. 

 

Ifa aconselha a eles oferecerem sacrifícios com 16 pombos, 16 galos, 16 ratos, 16 peixes e dinheiro.  Partes dos itens são usados para alimentar Ifa.  Nesta parte Ifa diz:

 

Arugbo odo la fi ngeluu

Agbalagba ju ona nii gejo meji gberegede

Dia fun baba ti ntunle onile se

Eyi ti Ajagunmale yoo maa wole dee

Ebo ni won ko waa se

O gbebo, o rubo

Iya n bu mi lole

Baba nbu mi lole

Omo ti mo bi nbu mi lole

Aya ti mo ni nbu mi lole

Oro o kan yin o

Lowo Eledaa mi ni o

Ase wa dowo Ogbe oun Ogunda

 

Translation

Um pistão velho é usado para martelar um anil

Um bom ancião caminhou a estrada e interrompeu a volta da cobre

Estas foram as mensagens de Ifá para os anciões quem conserta a casa de outras pessoas

E quem Ajagunmale estará cuidando em sua própria casa

Foi aconselhado oferecer ebo

Ele cumpriu

Minha mãe diz que eu sou preguiçoso

Meu pai reclama que eu sou preguiçoso

Meu filho me acusa de eu ser preguiçoso

Até minha esposa lamenta que eu sou preguiçoso

O assunto não esta em suas mãos.

É descansar nas mãos de meu criador

Minha autoridade veio de Ogbe e Ogunda

 

1.         Ifa diz que é preciso oferecer ebo para afastar inimigos espirituais e físicos.  Ifa diz que a qualidade de toda a vida dos devotos vão melhorar muito se eles puderem cuidar de problemas físicos e espirituais. Há crises de conculsões e bagunças perante o universo. Muitas medidas físicas para acabar com a taxa de criminalidade falharam.  Há, portanto, a necessidade de combinar soluções físicas com remédio espiritual. Ifá aconselha cada devoto, grupo ou nação para oferecer ebo com 1 bode maduro e dinheiro.

 

 

Kinni mo se

Kinni mo yan se

Yeye e mi Asabi

O ran mi ni’na

Mi o m’ape

Mo tuntún ya f’enu fon’na fun o wale

Enu ni Iganran fi nfon’na l’oko

Kinni mo se

Kinni mo yan se

Yeye e mi Asabi

O ran mi ni’su

Mi o m’agbon

Mo tuntún ya fenu wa’su fun o l’oko

En un’Iganran fi n wa’su l’oko

Kinni mo se

Kinni mo yan se

Yeye e mi Asabi

O ran mi l’orun

Mi o m’agbe

Mo tuntún ya f’enu pon’mi fun o wale

En un’Iganran fi n pon’mi l’oko

Ifa pele

Omo eruku tamutamu ona Iraye

Ifa pele

Ommo eruku tamutamu ona Iraye

Ifa pele

Omo kikan edun tii m’ara ogidan-an le

A b’ito mini bi eji san pale

Akin ni’le Ido

Dia fun Orunmila

Ifa nsawo lo sile Onidoo Opaara

Ajogun lo ka won mo’le pitipiti

Ebo ni won ni ko waa se

O gb’ebo, o ru’bo

Ko pe, ko jinna

E waa ba ni latole ire gbogbo

Atole ire gbogbo laa ba’ni l’ese Ope

Nje Iku gba’pe o lo o

Sawerepepe

Arun gba’pe o lo

Sawerepepe

Ejo gba’pe o lo

Sawerepepe

Ofo gba’pe o lo

Sawerepepe

Gbogbo Ajogun gba’pe won lo o

Sawerepepe

 

 

Tradução

 

O que eu fiz?

O que eu deveria ter feito?

Asabi, minha mãe

Você me enviou para buscar o fogo

Mas eu não trouxe um container

Eu usei a minha boca para carregar as brasas até a casa para você.

É com suas bocas que as pessoas de Iganran buscam e carregam brasas vivas na fazenda.

O que eu fiz?

O que eu deveria ter feito?

Asabi, minha mãe

Você me enviou para buscar inhames

Mas eu não trouxe uma cesta

Eu usei a minha boca para carregar os inhames até a casa para você

É com suas bocas que as pessoas de Iganran buscam e carregam inhames para a fazenda.

O que eu fiz?

O que eu deveria ter feito?

Asabi, minha mãe.

Você me enviou para buscar agua

Mas eu não trouxe a calabaça

É com suas bocas que as pessoas de Iganran buscam e carregam aguas para a fazenda.

Gentilmente Ifa

Descendente da poeira fina da terra de Ido

Calma Ifa

Descendente do pó liso da terra de Iraye

Gentilmente Ifa

Descendente da corda apertada reforça o tambor musical de Osidan

Aquele que urina igual a chuva

O bravo homem da terra de Ido

Estas foram as declarações de Ifa para Orunmila

Quando estava indo a uma missão espiritual ao palácio de Onidoo-Opaara

Quando eles foram completamente dominados pelos principados do mal

Foi aconselhado a oferecer sacrificio

Ele cumpriu

Em pouco tempo não muito longe.

Junte-se a nós para todas as sortes da vida.

No meio de toda a sorte da vida irá encontrar todos os seguidores da palma sagrada.

Agora, morte aceite nossos pedidos e saia

Sawerepepe

Aflição aceite nossos pedidos e saia

Sawerepepe

Discórdia aceite nossos pedidos e saia

Sawerepepe

Perdas aceite nossos pedidos e saia

Sawerepepe

Todos Ajogun aceite nossos pedidos e saiam

Sawerepepe

 

 

1.         Ifa adverte que todos os devotos precisam ter cuidado extremo e tomar conta de suas vidas especialmente os mais jovens.  Ifa diz que muitas coisas desasstrosas irão acontecer neste ano, que irão poupar a vida do ancião e exitinguis os mais jovens.  Esta é a razão do porque a juventude devem viver suas vidas com extrema cautela fugindo de grandes riscos.  Ifa aconselha que precisa obter 1 galinha e ovos frescos.  Quando dos ovos serão fervivos enquanto os outros serão deixados cruz.  A galinha será fatiada do peito até o abdomem, e ali dentro serão depositados os ovos. Serão derramados olho de palma dentro do abdomem da galinha e a galinha será usada como Ipese para as senhoras da noite.  Isto permitará que os jovens vivam no auge e possa chegar a idade avançada. Por isso, Ifa diz:

 

‘Mode kekere nfe ‘binrin Ogboni

Won gbo, won o gbodo wi

Gedegede won o gbodo fo

Dia fun Iku

A bu fun Oosanla

Won ntorun bo wale aye

Ebo ni won ni ki won waa se

Won gb’egbo, won ru’bo

Kop e ko jinna

E waa wo’fa ojoun nni bo tin se

 

 

tradução

A juventude esta tendo um caso de amor secreto com a esposa de um ancião Ogboni

Eles ouviram isto, mas eles não falaram nada

Até a conseqüência de fazer isto não deve ser pronunciada

Estas foram as mesnsagens de Ifa para Iku (morte)

E também para Oosanla

Quando estavam vindo do céu para terra

Eles foram aconselhados oferecer sacerificio

Eles cumpriram

Em pouco tempo, não muito longe.

Venha ver como ifa foi revelado naquele dia que se manifestou.

 

É neste Odu que Ifa explica que não é certo que qualquer um que entra no mundo vai viver até o seu / sua idade mais antiga, antes que ele / ela retorna para o céu. A morte pode roubar o filho e deixar o pai, a morte também pode arrebatar uma família inteira em uma varredura e deixar seus pais intocáveis. É por isso que é importante oferecer o ebo acima, a fim de evitar a morte prematura para nós e nossos entes queridos. 

 

1.         Ifa diz que todos os devotos precisar enfeitar os pescoços, pulsos ou cinturas com contas.  Ifa diz que isto serve como símbolo de respeito para que usa isto.  Morte prematura não será capaz de tocá-los.  Por isso, Ifa diz:

 

Owerere

Owerere

Dia fun Orunmila

Tii yoo lode b’omo re l’orun

Ntori Iku

Ebo ni won ni ko waa se

O gbebo, o ru’bo

Nje owere la n ja un

Iku kii pa’wo to lade b’orun

Owere la n ja un

Arun kii s’awo to la’de b’orun

Owere la n ja un

Ibi kii s’awo to la’de b’orun

Owere la n ja un

 

 

Tradução

Owerere

Owerere

Eles lançaram Ifa para Orunmila

Quem deve enfeitar o pescoço de suas crianças com contas de ide

Para proteção contra morte

A ele foi aconselhado oferecer ebo

Ele cumpriu

Todos nós estamos lutando

Morte nunca vai matar um Awo que usa contas de Ifa no pescoço.

Todos nós estamos lutando

Aflição nunca vai afetar um Awo que usa contas de Ifa no pescoço.

Todos nós estamos lutando.

Nenhuma maldição irá afetar um Awo que usa contas de Ifa no pescoço.

Todos nós estamos lutando. 

 

1.         No geral, Ifá diz que nossos sonhos se tornem realidade. O que muitas pessoas consideram ser impossível deve ser realizado. Com dedicação, paciência e resistência todos os devotos devem ter motivos para comemorar. Ifá aconselha cada indivíduo para oferecer ebo com 3 pombos, 3 galinhas D`angola, 3 galos and dinheiro.  Por isso, Ifa diz:

 

Teteregun abeso woroko

Dia fun Onilee fuja ti yoo dooto

*Won ni ki saakale

*Ebo ni sise, o rubo

Emi onilee fuja, o dooto

Mo kole owo

Emi onilee fuja, o dooto

Mo kole omo

Emi onilee fuja, o dooto

Mo kole aiku baale oro

 

Tradução

Teteregun com frutos tortos

Aconselhou Ifa para ele quem constrói seu castelo dos sonhos

Que será mais tarde vir a passar

Ele foi aconselhado oferecer ebo

Ele cumpriu

Eu quem construí minha casa em meu sonho

Isto se tornou realidade

Eu construí a casa para prosperidade

Eu quem construí minha casa em meu sonho

Isto se tornou realidade

Eu construo a casa da cônjuge compativel

Eu quem construí minha casa em meu sonho

Isto se tornou realidade

Eu construí a casa com ótimas crianças

Eu quem construí minha casa em meu sonho

Isto se tornou realidade

Eu construí a casa da longevidade o pai de toda a prosperidade.

 

 

**Por falta de texto yorubá, eu compartilhei o trecho que faltava para combinar com a tradução e o texto em yorubá.

 

Aboru Aboye.

 

 

 

 

         IRÚNMOLÈ/ÒRÌSÀ AFILIADOS DO ODU OGBÈ ÌYÓNÚ:

 

1. Ifa; - Para o sucesso, elevação, vitória, santuário, proteção, suporte realização, apoio, alegria em geral.

2. Ori; - Para realização do destino, orientação, santuário, proteção, suporte, direção, apoio, longevidade, auto-atualização.

3. Esu-Odara - Para o sucesso, elevação, vitória, santuário, proteção, suporte realização, apoio, alegria em geral.

4. Egungun – Para auto-atualização, apoio ancestral, longevidade, liderança, proteção, sucesso e alegria em geral.

5. Obatala; - Para sucesso, vitória, longevidade, liderança, proteção, elevação e alegria em geral.

6. EgbeOrun; - Para sucesso, companheirismo, elevação, suporte, liderança e alegria em geral.

7. Ogun – Para vitória sobre os inimigos, sucesso, proteção, suporte e alegria em geral.

8. Orisa-Oko – Para realização, sucesso, vitória, liderança, suporte e alegria em geral.

9. Edan – Para sucesso, liderança, proteção, vitória, realização e alegria em geral.

10. Eluku-laka – Para sucesso, criação dos filhos, vitóriae alegria em geral.

11. Osun – Para compatibilidade de conjuges, criação dos filhos e alegrias em geral.

12. Oya – Para suporte, Harmonia matrimonial, criação dos filhos, e alegria em geral.

 

 

D.      TABUS DO ODU OGBÈ ÌYÓNÚ:

 

1. Não deve ter pressa para chegar a ter sucesso na vida – Evitar consumo da fortuna, perder oportunidades, lamentar o fracasso.

2. Não comer ovos – Evitar perder oportunidades, consumo da fortuna, falhar, lamentar fracassos.

3. Nunca deve alta a entrega de seu companheirismo com outros- Evitar falhas, arrependimentos, consumo da fortuna.

4. Não deve ignorar o conselhos dos subordinados- Para evitar crises, transtornos, fracassos e disastres.

5. Não deve consumir alcool (mas pode ser usado para alimentar Ifa;) – Para evitar perdas de oportunidades, fortunas em declínio e arrependimentos.

6. Nunca deve estar muito consciente de seus direitos fundamentais - Para evitar decepção, fracasso, e lamentação.

7. Para uma mulher, nunca deve ir para sua casa matrimonial durante o período de casamento no meio da manhã, tarde ou noite - Para evitar problema de falha de não ter filhos, e derrota

8. Nunca deve jejuar alimentos ou se envolver em atos de jejum - Para evitar doenças, fraqueza, fracasso e arrependimento

9. Nunca deve perder a esperança, por qualquer motivo - Para evitar oportunidades perdidas, fracasso, decepção e arrependimento eterno

10. Nunca deve abandonar a higiene pessoal e ambiental - Para evitar a ameaça à vida de seus entes jovens

11. Nunca deve matar rato - Para evitar crises, revoltas, ameaças à vida e desastres 

 

 Aboru Aboye

Solagbade Popoola

Presidente, Ética e Escritura,

Conselho Internacional para Religião de Ifa Religion

Reitor, Instituto Internacional de Treinamento a Ifa (IITI)

 

Texto extraido de:  www.OgbeOgunda.alawoye.com

 

TRADUÇÃO E EDIÇÃO

 

Awo Ifadayo Orisatalabi Elebuibon

Ijo Ifa Olokun a soro dayo – Templo Obarasagun

www.ifabrasil.com.br

www.facebook.com/ifabrasil

 

 

 

Festival anual de Ifa em Oke Itase - Ile Ife, Nigeria.

Foto extraido por Awo Ogunbiyi Elebuibon

 

 

                                                                                        

CANDOMBLÉ É PROIBIDO EM PIRACICABA

 

No interior de São Paulo a assembléia de Inquisidores Evangélicos passou por cima da Constituição que garante aos brasileiros liberdade religiosa e aprovou por unanimidade uma lei proibindo a prática do candomblé, religião essa que é brasileira por criação. Lá em Piracicaba/SP os seguidores desta religião terão que ir a outro município para professar sua fé ou pagarão multa no valor de R$ 2.000,00 e R$ 4.000,00 se houver reincidência. Vereadores de vários partidos se sentiram a vontade para aprovar esta lei sob o comando do prefeito psdbista Barjas Negri.


A Câmara Municipal de Piracicaba/SP, por unanimidade, com o apoio dos vereadores dos seguintes partidos: PT, PDT, PP, PPS, PTB,PR, PMDB, PRB, PSDB, aprovou em 7/10, o PL 202/2010 do vereador Laércio Trevisan (PR).

Comentários em Piracicaba, informam que o referido PL. é parte de um MOVIMENTO chamado “ALIANÇA PARA A SUPREMACIA CRISTÔ, que tem por objetivo levar este projeto a outras cidades do Estado de São Paulo, depois, independente de quem seja eleito, encaminhar para a Câmara dos Deputados, através de deputados federais dos partidos envolvidos. Estes deputados, no momento, são mantidos no anonimato.

O O referido pela agurda sanção ou veto do Sr. Prefeito Municipal Barjas Negri, por favor mandem e-mail, telefonen para o prefeito/
secretário de governo e demais autoridades solicitando o veto ao PL. tendo em vista que o referido PL. entre outras coisas, atenta contra a liberdade religiosa e fomenta o racismo.

1- Integra do PL. 202/2010;
2- E depois, Nomes, fones, e-mails do vereadores de piracicaba:

1- Íntegra do PL. 202/2010: PROJETO DE LEI Nº 202/10 – Proíbe o uso e o sacrifício de animais em práticas de rituais religiosos no Município de Piracicaba e dá outras providências.
Art. 1º Fica proibido o sacrifício de animais em práticas de rituais religiosos no Município de Piracicaba.

Art. 2º O descumprimento do disposto na presente Lei ensejará ao infrator, a multa de R$ 2.000,00 (dois mil reais) dobrado a cada reincidência.

Parágrafo único A multa a que se refere o caput deste artigo será reajustada, anualmente, com base no índice do INPC – IBGE , adotada pelo Poder Executivo através de Lei.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Justificativa

Primeiramente cabe ressaltar que independente de credo religioso e o respeito aos costumes de crença, ou seja, barbáreis como sacrifício de animais em rituais religiosos são inconcebíveis, e contraria a nossa Lei maior a qual é a garantia de vida e bons tratos para com os animais .

Precisamos sim, que as pessoas de bem, que gostam de animais, defenda–os, em principal em leis municipais, estaduais e federal
através de seus legisladores.

Por outro lado, compete aos municípios de acordo com a – Constituição Federal – Art. 30 – I – Legislar sobre assuntos de interesse local.

Também cabe ressaltar que, o município pode legislar em assuntos de seu próprio interesse local de acordo com C.F Art. 30 – I e respaldado na lei orgânica do município de Piracicaba – Artigo 25 XXII .

Isto posto, felizmente a consciência de que a proteção aos animais também é uma obrigação do município.
Inobstante em Piracicaba através da Lei n.º 6647/09 já proíbe a instalação de circos que contenha animais, sendo um grande avanço em defesa dos animais.

Somos sabedores que há pessoas que realizam o sacrifício de animais em cultos religiosos, e isso é inaceitável, e deve ser observada com atenção por parte não só desta Casa Legislativa, mas também por todos os municípios .

Assim pelo alcance do Art. 225 d 1º, VII da C.F para a proteção dos animais, o interesse humano social, apresento este Projeto de Lei .

No ensejo, que o mesmo seja aprovado por unanimidade pelos pares, e que caminhemos em direção do bem, da proteção dos animais e os clamores da população e das ONGs de proteção com os animais.

Sala de Reuniões, 21 de junho de 2010.
(a) Laércio Trevisan Júnior

2- Lista dos vereadores:

- André Gustavo Bandeira – PSDB
- Ary de Camargo Pedroso Jr – PDT
-Bruno Prata – PSDB
- Capitão Gomes – PP
- Carlos Alberto Cavalcante PPS
- João Manoel dos Santos – PTB
- José Antonio Fernandes Paiva – PT
-José Aparecido Longatto – PSDB
- José Benedito Lopes – PDT
- José Luiz Ribeiro – PSDB
- José Pedro Leite da Silva – PR
- Laércio Trevisan Jr – PR
- Marcos Antonio de Oliveira – PMDB
- Paulo Henrique Paranhos Ribeiro – PRB
- Walter Ferreira da Silva – PPS
Att.

Maurílio Ferreira da Silva
Movimento Negro Unificado – Campinas/SP/ Presidente do Secretariado de Negros do PSDB Campinas/SP, Membro da Comissão de Religiosos de Matrizes Africanas de Campinas e Região- CRMA

 

FONTE: http://www.deldebbio.com.br/2012/06/01/candomble-e-proibido-em-piracicaba/

RIO +20

 

Aboru Aboye o ! Eu consigo saber com os participantes deste grupo, se existe alguma entidade de matriz africana que está participando ou irá participar deste evento de suma importância? E se há algum sacerdote de Ifá que irá participar, trata-se de desenvolvimento sustentável para o meio ambiente.
 
http://www.rio20.gov.br/sobre_a_rio_mais_20

Blog Stats

  • Total posts(45)
  • Total comments(128)

Forgot your password?